Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Família e Felicidade: Uma leitura do GEFAM"

A obra é resultado da produção acadêmica dos membros do GEFam – Grupo de Estudos Família e Felicidade: objeto e objetivo, e de palestrantes convidados, ao longo dos seus sete anos de existência.

6/7/2022

A obra "Família e Felicidade: Uma leitura do GEFAM(Matrioska - 532p.) é resultado da produção acadêmica dos membros do GEFam – Grupo de Estudos Família e Felicidade: objeto e objetivo, e de palestrantes convidados, ao longo dos seus sete anos de existência. Caio Meireles (Battaglia & Pedrosa Advogados) é coautor, no capítulo "Prática da Alienação Parental como Fator Determinante para a Colocação da Família em Situação de Vulnerabilidade ou Risco Psicossocial". No texto, o advogado faz uma análise contemporânea do impacto da alienação parental sobre a estrutura do seio familiar. 

(Imagem: Arte Migalhas)

"O GEFam foi criado pelas professoras Martha Solange Scherer Saad, Lia Cristina Campos Pierson e Maria de Fátima Monte Maltez, docentes das disciplinas Direito de Família, Psicologia Jurídica e Processo Civil, respectivamente. Mais tarde passaram a integrar o grupo os professores Fernanda Pessanha do Amaral Gurgel e João Ricardo Brandão Aguirre, docentes da disciplina Direito Civil, todos lecionando na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O grupo de estudos nasceu do interesse das professoras em temáticas que não integram o currículo da graduação e da necessidade de ampliarmos os debates surgidos em sala da aula. A concretização da ideia tomou fôlego quando notamos muitas intersecções possíveis nas discussões e reflexões de cada uma das disciplinas, ou seja, abriríamos um novo conjunto de interesses onde a lei, a doutrina, a jurisprudência e a pesquisa e prática de outros colegas, de dentro da universidade e de outras instituições, poderiam realizar trocas ricas em diversidade de pensamentos e de visões de mundo.

Uma característica marcante do GEFam é a presença constante e importante dos ex-alunos e ex-alunas na sua composição. Isso demonstra a abertura de um campo de discussão para a prática do Direito de Família, o que enriquece a experiência dos alunos da graduação e da pós-graduação, os principais destinatários deste trabalho." Os coordenadores

Coordenadores:

Martha Solange Scherer Saad, Lia Cristina Campos Pierson, Maria de Fátima Monte Maltez, Fernanda Pessanha do Amaral Gurgel e João Ricardo Brandão Aguirre.

__________

Ganhadores:

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025