Migalhas Quentes

Advogado de Arns de Oliveira & Andreazza obtém nota máxima em pós

Em seu estudo, Luís Fernando Nadalin Sivers abordou o tema "Diferencial de alíquota do ICMS nas operações interestaduais que destinem mercadorias a consumidor final não contribuinte: natureza jurídica da exação e o princípio da anterioridade".

14/7/2022

O advogado Luís Fernando Nadalin Sivers, do escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados, obteve nota máxima no seu trabalho de conclusão de curso na especialização em Direito Tributário pelo IBET - Instituto Brasileiro de Direito Tributário, uma das instituições mais conceituadas em Direito Tributário no Brasil.

A pós foi concluída com a apresentação do artigo "Diferencial de alíquota do ICMS nas operações interestaduais que destinem mercadorias a consumidor final não contribuinte: natureza jurídica da exação e o princípio da anterioridade”.

Luís Fernando Nadalin Sivers, advogado do escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados.(Imagem: Divulgação Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados)

O advogado explorou a natureza jurídica do diferencial de alíquota do ICMS e procurou determinar se, com base na Lei Complementar nº 190/2022, os Estados poderiam instituir e cobrar esse tributo ainda nesse mesmo exercício (2022). Ou se violaria o princípio da anterioridade tributária, de modo que isso somente poderia ocorrer a partir de 2023. “É muito significativo. Primeiro pela realização pessoal de conseguir o título de especialista na área com a qual eu trabalho, o Direito Tributário, especialmente pelo nível de exigência que esse curso exige do aluno. E em segundo lugar, porque foi nessa mesma especialização que as minhas mentoras aqui dentro do escritório, as Advogadas Fernanda Andreazza e Inaiá Botellho, também se formaram, o que torna isso ainda mais especial”, diz Luís Fernando.

Na equipe de profissionais do Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados desde 2014, Luís Fernando começou como estagiário e permaneceu até 2016, retornando na metade de 2018, no último período graduação. “Em 2019, já formado, passei a advogar em tempo integral e, assim, estou há 4 anos”.  Especialista em Direito Tributário, atua também com Direito Administrativo.

Luís Fernando contou que sempre gostou de Direito Constitucional e passou a ter afinidade com a teoria do Direito Tributário, cujo embasamento reside no próprio Texto Constitucional. “Pretendo continuar me especializando e advogando. Espero também, quem sabe um dia, conseguir lecionar na graduação, algo que gosto bastante de fazer”, finaliza.

 

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

OAB/GO retira estandes em shopping e suspende inscrição de advogados

20/5/2024

Prefeito é multado por propaganda eleitoral antecipada e uso indevido de IA

20/5/2024

19 de maio: Saiba quem foi Santo Ivo, padroeiro dos advogados

19/5/2024

MP/MG denuncia influenciadora que associou situação do RS a “macumba”

19/5/2024

OAB requer adequação em intimação por domicílio Judicial Eletrônico

20/5/2024

Artigos Mais Lidos

Da necessidade de cancelamento do enunciado cível 166 do Fonaje

20/5/2024

Reforma do CC: Família e sucessões em evidência

19/5/2024

Aplicação Temas 630 e 684 STF - PIS/Cofins sobre locação bens móveis e imóveis

19/5/2024

Mudanças tecnológicas na gestão do patrimônio da união - Portaria 2.849 SPU/MGI

20/5/2024

Isenção de ICMS na transferência de gado: Uma vitória que o produtor rural não sabia

19/5/2024