Migalhas Quentes

Magistrado manda apreender veículo de comprador que descumpriu permuta

O homem, comprador do automóvel, havia se comprometido a construir duas casas como forma de pagamento.

12/1/2023

Em caráter liminar, o desembargador Marcus da Costa Ferreira, da 5ª câmara Cível do TJ/GO, determinou a busca e apreensão de um veículo após descumprimento de permuta pelo comprador do automóvel. Para justificar o deferimento do pedido, o magistrado inseriu imagens do contrato firmado entre as partes.

Na Justiça, uma empresa pleiteia a reintegração de posse de um automóvel após descumprimento de permuta pelo comprador do veículo. O comprador do veículo, que trabalha como construtor, havia se comprometido a construir duas casas como forma de pagamento.

Na origem, o juízo negou o pedido, sob o fundamento de que jurisprudência impossibilita a reintegração de posse sem antes ser declarada a rescisão do pacto. Inconformada, e empresa recorreu da decisão.

Ao analisar o pedido, o desembargador Marcus da Costa Ferreira, relator do caso, destacou que, de fato, jurisprudência “não concede liminar de reintegração de posse antes de declarada a rescisão de contrato de compromisso de compra e venda de um imóvel”.

Contudo, ele pontuou que o presente caso se trata de uma permuta de um veículo por uma obrigação de fazer (construir e entregar os imóveis), o que, em seu entendimento, “difere da jurisprudência apontada e dos fundamentos lançados pelo nobre juiz singular no ato judicial ora atacado”.

Por estes fundamentos, o magistrado, em caráter liminar, concedeu a liminar de reintegração de posse do veículo em favor da empresa, por intermédio da ordem de busca e apreensão do automóvel.

Desembargador concede à empresa reintegração de veículo por descumprimento de permuta pelo comprador.(Imagem: Freepik)

O advogado Diego Menezes Vilela atua na causa.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

O que fazer em caso de busca e apreensão de veículo?

30/8/2022
Migalhas Quentes

Juiz suspende busca e apreensão de veículo até STJ decidir matéria

20/5/2022

Notícias Mais Lidas

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025