Migalhas Quentes

TJ/SP: Casal será indenizado por falhas em construção de apartamento

Segundo os autos, a perícia de engenharia realizada comprovou os danos no apartamento e diferença com o padrão vendido ao casal.

29/7/2023

Duas empresas do ramo imobiliário indenizarão casal em R$ 9 mil por danos morais devido à entrega de um apartamento com infiltrações decorrentes de falhas na construção e, também, por o imóvel estar em desconformidade ao modelo decorativo inicialmente mostrado aos compradores.

Decisão é da 4ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, que manteve sentença da juíza de Direito Fabiola Giovanna Barrea, da 3ª vara Cível de Piracicaba/SP, que além de fixar indenização, determinou que as empresas realizem todos os reparos necessários na residência e que a taxa SATI seja reembolsada aos proprietários.

Segundo os autos, a empresa de engenharia afirmou ter cumprido o memorial proposto e alegou que não produziu danos ao apartamento. Ademais, afirmou que era de ciência do casal que os padrões do modelo decorado eram meramente ilustrativos.

Relator concluiu que caso do modelo decorativo se tratou de publicidade enganosa.(Imagem: Freepik)

De acordo com o relator, desembargador Enio Zuliani, o laudo pericial confirmou que as infiltrações no apartamento foram decorrentes de falhas na construção e impermeabilização, o que demonstrou a responsabilidade civil contratual da construtora em realizar os reparos necessários.

Acerca do modelo decorativo, o magistrado usou o art. 186 do Código Civil para concluir que se tratou de publicidade enganosa, uma vez que o modelo exibido ao casal era aplicável apenas a alguns tipos de apartamentos do prédio, enquanto os compradores acreditavam ser uma opção universal.

O material probatório confirma que a publicidade, decisiva para obtenção do consentimento, traiu as perspectivas dos compradores e, por isso, tal como em outras ações, é devida uma compensação para amenizar os percalços dessa improba conduta contratual.

Assim, negou provimento ao recurso das empresas imobiliárias.

Leia o acórdão.

Informações: TJ/SP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Juíza condena construtora por não entregar planta hidráulica de imóvel

6/12/2022
Migalhas Quentes

Condomínio será multado se permitir ofensor em residência de vítima

7/10/2021
Migalhas Quentes

Justiça de SC manda dona de construção que danificou imóvel vizinho providenciar moradia a casal

14/10/2020
Migalhas Quentes

Direito real de habitação na união estável não admite aluguel ou empréstimo do imóvel

24/10/2018
Migalhas Quentes

Negada indenização por danos decorrentes de enchente

1/2/2012

Notícias Mais Lidas

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025