Migalhas Quentes

Advogado destaca impacto de nova medida do BC para segurança no pix

Banco Central reforça segurança do pix com nova regra sobre regularidade do CPF e CNPJ, visando reduzir a vulnerabilidade do sistema e fortalecer o combate a fraudes.

7/3/2025

O Banco Central implementou uma nova medida para reforçar a segurança do pix e prevenir fraudes associadas a informações cadastrais inconsistentes. A partir de agora, as chaves pix devem estar em conformidade com os registros da Receita Federal, garantindo que apenas usuários com CPFs e CNPJs regulares possam realizar transações.

De acordo com Thiago Amaral, sócio do Barcellos Tucunduva Advogados nas áreas de Meios de Pagamento e Fintechs, a medida evita o uso indevido de dados por terceiros, dificultando a criação de contas fraudulentas e aumentando a confiabilidade das transações.

"Fraudadores exploram CPFs e CNPJs irregulares para criar contas laranjas e movimentar dinheiro de forma ilícita, dificultando o rastreamento das transações", explica o especialista.

Os golpes mais comuns envolvem o cadastro de chaves pix com documentos irregulares e a apropriação indevida de chaves, principalmente aquelas vinculadas a e-mails e chaves aleatórias.

Thiago Amaral, sócio do Barcellos Tucunduva Advogados nas áreas de Meios de Pagamento e Fintechs.(Imagem: Divulgação )

Com a nova regulamentação, o Banco Central restringe a manutenção dessas chaves quando o CPF ou CNPJ do titular estiver inativo ou irregular. Além disso, reivindicação de posse de chaves só pode ser realizada para número de telefone celular.

Para os consumidores que já possuem cadastro regular, não há mudanças na prática. No entanto, aqueles com pendências na Receita Federal podem perder suas chaves pix e precisarão regularizar a situação.

"É fundamental que usuários mantenham seus documentos atualizados para evitar restrições no uso do pix. A nova regra visa reduzir a vulnerabilidade do sistema e fortalecer o combate a fraudes, garantindo mais segurança nas transações digitais”, conclui Amaral.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025