Migalhas Quentes

Trench Rossi Watanabe adere à iniciativa "Compromisso com o Clima"

Realizada em parceria com o Instituto Ekos Brasil, a ação reforça a segurança jurídica e a integridade dos projetos de carbono, impulsionando o desenvolvimento sustentável e o mercado de créditos no Brasil.

16/6/2025

A iniciativa "Compromisso com o Clima", coordenada pelo Instituto Ekos Brasil, anuncia a adesão do Trench Rossi Watanabe como seu mais novo parceiro. O escritório de advocacia passa a ser o responsável pela análise jurídica dos projetos selecionados.

A colaboração visa fortalecer a segurança jurídica e apoiar a conformidade regulatória na estruturação de projetos de carbono de alta integridade, impulsionando a agenda climática no Brasil.

O "Compromisso com o Clima", ativo desde 2017, conecta empresas interessadas em compensar suas emissões de gases de efeito estufa a projetos socioambientais de alta integridade que geram créditos de carbono e benefícios sociais e ambientais comprovados.

O modelo de atuação contempla a inscrição de projetos de crédito de carbono, que passam por uma análise de elegibilidade e técnica conduzida pelo Instituto Ekos e também por uma avaliação jurídica estratégica, a ser realizada pelo Trench Rossi Watanabe.

Com isso, a iniciativa tem se destacado por seu rigor técnico e foco na qualidade dos projetos apoiados, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o combate às mudanças climáticas.

Trench Rossi Watanabe adere à iniciativa Compromisso com o Clima, do Instituto Ekos Brasil.(Imagem: Freepik)

A chegada do Trench Rossi Watanabe agrega à iniciativa uma expertise jurídica de mais de 30 anos em direito ambiental, mudanças climáticas e sustentabilidade. O escritório, reconhecido por sua atuação em casos complexos e sua profunda compreensão das regulamentações nacionais e internacionais, oferecerá suporte essencial para a análise e estruturação jurídica dos projetos de carbono, garantindo maior robustez e conformidade às operações.

"É uma honra integrar uma parceria com uma organização de relevância e credibilidade como o Instituto Ekos. Contribuir com os projetos reforça nosso compromisso com a pauta climática e com a construção de soluções juridicamente seguras e alinhadas às melhores práticas ambientais", afirma Renata Amaral, sócia e líder da área de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade do Trench Rossi Watanabe.

A expertise do escritório será fundamental para navegar pelos desafios legais associados aos projetos de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), reflorestamento, energias renováveis e demais tipos de projetos, garantindo que os créditos de carbono gerados atendam aos mais altos padrões de integridade.

"Essa colaboração representa um passo importante na continuidade de nosso compromisso com a alta integridade, a transparência e a excelência em todas as etapas do processo de seleção e validação dos projetos apoiados", afirma Ana Cristina Moeri, diretora-presidente do Instituto Ekos Brasil.

"A complexidade crescente do mercado de carbono exige um suporte jurídico especializado e de alta qualidade. Contar com a experiência e o comprometimento do Trench Rossi Watanabe nos permitirá avançar com mais segurança e eficácia na promoção de soluções climáticas efetivas e na canalização de recursos para projetos transformadores".

A parceria reforça a importância da colaboração multissetorial para enfrentar os desafios climáticos e destaca o papel estratégico do setor jurídico na construção de um mercado de carbono robusto e confiável no Brasil, especialmente no contexto da preparação do país para sediar a COP30 em 2025.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025