Migalhas Quentes

AGU publica portaria para ampliar transparência de honorários sucumbenciais

Nova norma determina divulgação individualizada e mensal dos valores pagos a advogados públicos federais.

29/7/2025

A AGU - Advocacia-Geral da União publicou nesta terça-feira, 29, no Diário Oficial da União, a portaria normativa 188, que amplia a transparência ativa sobre os valores de honorários advocatícios de sucumbência pagos a advogados públicos federais.

Os honorários sucumbenciais são valores determinados pelo Judiciário que a parte vencida em um processo deve pagar ao advogado da parte vencedora. Conforme estabelecido pela lei 13.327/16, arts. 30 e 41, os advogados públicos federais têm direito a receber tais honorários nos casos em que a União, autarquias ou fundações federais vencem ações judiciais em decorrência da atuação desses profissionais.

Confira a íntegra.

AGU publica portaria para ampliar transparência de honorários sucumbenciais.(Imagem: Criada por IA)

Nova ferramenta de transparência

A normativa determina que a Secretaria-Geral de Consultoria da AGU disponibilize, no site oficial da instituição, um painel eletrônico com dados detalhados e individualizados sobre os honorários pagos.

As informações incluirão a identificação do beneficiário, a natureza das verbas (remuneratória ou indenizatória), o período de referência de cada pagamento e a base jurídica que fundamenta os valores recebidos.

Atualmente, já é possível consultar no portal a evolução dos pagamentos e os valores globais referentes aos honorários. Com a nova ferramenta, será possível acompanhar os dados de forma mais minuciosa, permitindo maior controle social sobre a distribuição dos valores. 

O advogado-geral da União, Jorge Messias afirmou que “com o novo painel a sociedade poderá saber a origem de cada centavo pago a título de honorários sucumbenciais e poderá verificar que respeitamos integralmente o teto remuneratório fixado para a administração pública federal".

426008

Implementação

A portaria entra em vigor na data de sua publicação, 29 de julho. A implementação do painel eletrônico será realizada pela Secretaria de Gestão Estratégica da Secretaria-Geral de Consultoria e deverá ser concluída em até 60 dias. Os dados serão atualizados mensalmente com base em informações fornecidas pelo Conselho Curador dos Honorários Advocatícios.

Desempenho

Além das informações sobre honorários, o painel também divulgará dados relacionados ao desempenho institucional da AGU. Entre os indicadores estão a receita arrecadada para os cofres públicos, a taxa de sucesso judicial, o tempo médio de conclusão de pareceres e outras manifestações jurídicas, além de índices de satisfação com os serviços prestados pelos órgãos da instituição.

O novo painel não substitui os mecanismos já existentes de publicização dessas informações, como os dados atualmente disponíveis no Portal da Transparência.

Informações: Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

AGU pede ao STF investigação sobre informações privilegiadas no mercado cambial

20/7/2025
Migalhas Quentes

AGU atualiza normas para contratação de advogados no exterior

15/7/2025
Migalhas Quentes

AGU e ministério da Justiça firmam acordo para aprimorar extradição de foragidos

10/7/2025

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025