Migalhas Quentes

Palmeiras e Santos se unem pelo fim da violência contra a mulher

Campanha da OAB/SP mobiliza clubes e leva mensagem de respeito e conscientização para torcidas.

4/11/2025

Nesta quinta-feira, 6/11, às 21h30, no Allianz Parque, o clássico entre Palmeiras e Santos ganha um significado ainda maior dentro e fora de campo. A partida integra a campanha nacional ‘Elas Jogam Junto’, iniciativa da OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, por meio da comissão das Mulheres Advogadas, que une clubes, torcidas e instituições em um movimento coletivo contra todas as formas de violência de gênero.

As voluntárias da comissão entrarão em campo ao lado das equipes, carregando uma faixa com a mensagem “Elas Jogam Junto: Basta de Violência contra a Mulher”. A mobilização conta ainda com camisetas personalizadas, vídeos institucionais, mensagens no sistema de som do estádio e exibição nos telões. Além da ação em campo, cartilhas educativas, palestras temáticas e materiais de sensibilização serão apresentados ao público interno dos clubes parceiros.

Ficamos muito felizes com a adesão do Palmeiras ao Elas Jogam Junto, justamente por ser o único time com uma presidente mulher, que muito nos inspira, tanto pelo combate à violência contra todas as mulheres, quanto pela posição que ocupa em um ambiente ainda tão machista. Essa união entre a OAB/SP e o Palmeiras certamente trará frutos importantes em duas frentes: o fortalecimento das mulheres em espaços de poder e o enfrentamento de todos os tipos de violência de gênero”, afirmou Maíra Recchia, presidente da comissão das Mulheres Advogadas da OAB/SP.

A campanha entra em campo na partida Palmeiras X Santos, dia 6/11, no Allianz Parque.(Imagem: Arte Migalhas)

Dados alarmante e clubes unidos pela causa

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em dias de jogos de futebol, as agressões físicas contra mulheres aumentam em quase 21%, e os boletins de ocorrência por ameaça crescem 23,7% quando um dos times da cidade entra em campo. Entre esses casos, 80% das ameaças e 78% das lesões corporais são cometidas por companheiros ou ex-companheiros das vítimas. O cenário reforça a urgência de iniciativas de conscientização e prevenção em ambientes esportivos.

A campanha já passou por estádios como o MorumBIS e a Neo Química Arena, com o apoio do São Paulo e do Corinthians. Em seguida, o Moisés Lucarelli sediou o clássico Ponte Preta x Guarani, levando a mensagem clara: Basta de violência contra a mulher.

A mobilização conjunta continua e segue também no sábado, 8/11, às 16h com Novorizontino x Remo no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, e no domingo, 9/10 entre Mirassol x Palmeiras, às 20h30, no Estádio José Maria de Campos Maia.

Apoio jurídico e canais de denúncia

A OAB/SP reforça que oferece acolhimento, orientação e apoio jurídico às vítimas de violência. Também destaca a importância da denúncia como ferramenta de proteção. O canal 180 é gratuito, funciona 24 horas por dia e está disponível em todo o território nacional.

Reconhecimento e compromisso institucional

Como parte da iniciativa, a Ordem Paulista também entregará os selos institucionais: “Estádio e Clube Seguro para Mulheres” e “Entidade Parceira das Mulheres”, reconhecendo clubes e instituições que assumem compromisso com a criação de ambientes livres de violência e com a promoção da equidade de gênero.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Justiça anula contrato de multipropriedade por atraso e manda devolver valores

4/12/2025

Dino leva acordos de leniência da Lava Jato ao plenário físico do STF

4/12/2025

Câmara aprova PL que limita decisões individuais de ministros do STF

4/12/2025

Obra jurídica sobre diretores estatutários é lançada em São Paulo

4/12/2025

TRT-3 mantém indenização a faxineira de condomínio assediada por zelador

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Litigância abusiva em família: O processo como arma de guerra

4/12/2025

Nova lei da prisão preventiva: Análise inicial

4/12/2025

O que é recuperação extrajudicial e por que ela pode salvar sua empresa sem exposição

4/12/2025

Como o streaming reescreveu o CDC sem perguntar ao consumidor

4/12/2025

Crimes digitais e responsabilidade penal na criptoeconomia brasileira

4/12/2025