Migalhas Quentes

RT apresenta: "Doutrinas Essenciais - Precedentes Judiciais”

A obra oferece uma visão abrangente dos precedentes, permitindo que advogados e acadêmicos compreendam melhor como essas decisões influenciam práticas jurídicas e resolvem conflitos.

11/11/2025

A Thomson Reuters Revista dos Tribunais apresenta a coleção "Doutrinas Essenciais", uma seleção exclusiva dos melhores artigos, pareceres e estudos jurídicos publicados pela Editora nos últimos anos.

Para a coleção de "Precedentes Judiciais", contamos com a organização da respeitável jurista Teresa Arruda Alvim, que aceitou gentilmente nosso convite para selecionar alguns dos excelentes trabalhos, divididos em 6 volumes I – Os Precedentes Judiciais: Generalidades; II – Os Precedentes e o Direito Comparado; III – Formação e Elementos dos Precedentes; IV – Operativização do Sistema de Precedentes; V – Precedentes em Espécie; e, por fim, VI – Precedentes e sua Influência no Ordenamento Jurídico Brasileiro, contendo mais de 2.600 páginas sobre os principais temas já publicados na Revista dos Tribunais e nas revistas especializadas.

Os textos publicados na coleção são fonte de valor inestimável para quem se interessa pelo tema central, precedentes judiciais, ou pelos subtemas, como modulação, ratio decidendi e tanto outros tratados por muitos dos artigos.

Ideal para advogados, pesquisadores e estudantes, a coleção "Doutrinas Essenciais de Precedentes Judiciais" reafirma o compromisso da Thomson Reuters Revista dos Tribunais em oferecer conteúdo jurídico confiável, plural e alinhado com as demandas e inovações do mercado. Uma fonte indispensável para quem busca atualização e excelência na área jurídica.

Confira os destaques de cada volume:

A coleção oferece textos essenciais sobre precedentes judiciais e temas como modulação e ratio decidendi.(Imagem: Divulgação )

Volume I

O 1º volume trata das generalidades dos precedentes judiciais, envolvendo a relevância sistêmica dos precedentes, uma ampla análise dos precedentes no sistema jurídico brasileiro e o histórico do CPC e os precedentes.

O primeiro volume conta com artigos como:

Volume II

O 2º volume explora os precedentes sob a ótica do direito comparado, analisando experiências internacionais e suas contribuições para o sistema jurídico brasileiro. O volume conta com artigos como:

Volume III

No 3º volume, aborda-se a formação e os elementos dos precedentes. É um volume que trata de como os precedentes se formam, como são aplicados pelos tribunais superiores brasileiros e quais são seus elementos internos, como a ratio decidendi e o obiter dictum.

O volume abrange artigos como:

Volume IV

No 4º volume, ingressa-se na operativização do sistema de precedentes, com ênfase em temas como distinguishing, overruling, modulação e a reclamação constitucional. Alguns artigos que estão no volume:

Volume V

O 5º volume aborda os precedentes em espécie, com ênfase nos recursos especial e extraordinário, bem como nos mecanismos de julgamento de demandas repetitivas e incidentes processuais que contribuem para a formação de precedentes vinculantes. Fazem parte do volume os artigos:

Volume VI

O 6º e último volume examina a influência dos precedentes no ordenamento jurídico brasileiro, abordando sua aplicação em diferentes áreas e sua relação com o poder público, a arbitragem, o Direito Eleitoral, Penal, do Consumidor e do Trabalho. São artigos que fazem parte do volume:

Adquira a coleção completa no site da Livraria RT. Clique aqui!


Sobre a organizadora:

Teresa Arruda Alvim: É livre-docente, doutora e mestre em Direito pela PUC-SP, onde é professora associada nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Professora visitante na Universidade de Cambridge – Inglaterra, na Universidade de Lisboa e na Faculdade de Direito da Sciences Po, Paris. Membro do Conselho Consultivo RT (Thomson Reuters Brasil Revista dos Tribunais) e coordenadora da Revista de Processo – RePro, publicação mensal da Thomson Reuters Brasil Revista dos Tribunais.

Foi relatora da comissão de Juristas, designada pelo Senado Federal em 2009, que redigiu o anteprojeto de CPC e do anteprojeto de lei de ações de tutela de direitos coletivos e difusos, elaborado por comissão nomeada pelo CNJ, em 2019, (PL 4778/20). Recebeu o Prêmio Jabuti em 2006 e 2007. É advogada.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja o que muda nas notas fiscais com a reforma tributária em 2026

4/12/2025

Advogada aponta inconstitucionalidade em restrição a atestados médicos

4/12/2025

CCJ do Senado aprova novas regras para testamento de emergência

4/12/2025

Justiça alonga dívidas rurais e mantém imóveis como impenhoráveis

4/12/2025

Justiça anula contrato de multipropriedade por atraso e manda devolver valores

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Litigância abusiva em família: O processo como arma de guerra

4/12/2025

Nova lei da prisão preventiva: Análise inicial

4/12/2025

O que é recuperação extrajudicial e por que ela pode salvar sua empresa sem exposição

4/12/2025

Como o streaming reescreveu o CDC sem perguntar ao consumidor

4/12/2025

Crimes digitais e responsabilidade penal na criptoeconomia brasileira

4/12/2025