Migalhas Quentes

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

Fundador do escritório Mattos Filho, foi um dos principais nome do Direito Empresarial do país.

2/12/2025

Morreu ontem, aos 85 anos, o advogado Ary Oswaldo Mattos Filho (OAB/SP 18.341), fundador do escritório Mattos Filho. Formado em Direito pela USP, turma de 1965, foi um dos principais nome do Direito Empresarial do país. O velório acontece em hoje, 2/12, das 10h às 18h, no Funeral Home, à rua São Carlos do Pinhal, 376 - Bela Vista, São Paulo – SP.

Morre Mattos Filho, jurista da área de mercado de capitais, aos 85 anos.(Imagem: Reprodução/Mattos Filho)

Nascido em 11 de janeiro de 1940 em São Paulo, além de advogado foi presidente da CVM, atuou como juiz do TIT - Tribunal Administrativo de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo, foi membro do CMN - Conselho Monetário Nacional, presidente da Comissão Federal para a Reforma Fiscal e diretor da FGV Direito SP de seu início até 2011.

Mestre em Direito Comercial e Doutor em Direito Tributário pela USP, completou sua formação acadêmica em 1984 com um período de pós-doutorado em Harvard.

Em 1992, fundou com outros três sócios o escritório de advocacia Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, que se tornaria uma das maiores bancas de Direito do Brasil.

Por meio de nota, o escritório comunicou a morte de seu fundador.

“Advogado e professor, Dr. Ary nos deixa um legado de grande aprendizado, empreendedorismo e generosidade. O escritório presta toda a solidariedade aos seus três filhos, Rebecca, Ary Eduardo e Helena. O horário e local do velório e sepultamento serão informados oportunamente”. 

O IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo manifestou pesar pela perda do advogado:

"O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Ary Oswaldo Mattos Filho, destacado associado do Instituto, advogado de referência nacional e figura central na construção de uma advocacia moderna, empreendedora e comprometida com o desenvolvimento institucional do Direito no Brasil. Professor, jurista e líder visionário, Ary Oswaldo deixou marcas indeléveis na vida acadêmica e profissional do país. Foi um dos idealizadores e fundadores da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV), projeto que transformou o ensino jurídico brasileiro e inaugurou um novo paradigma de formação, alinhando rigor científico, inovação e compromisso público. No campo da advocacia, sua atuação foi igualmente pioneira.

Ary Oswaldo contribuiu decisivamente para o fortalecimento das práticas empresariais no Brasil, elevando padrões técnicos, éticos e de governança, e formando gerações de profissionais que seguiram seus passos. Para o IASP, sua trajetória é motivo de orgulho e reverência. Sua presença entre nossos quadros associativos honrou esta Casa e reafirmou, ao longo de décadas, a importância do diálogo entre a academia, a advocacia e as instituições. Neste momento de dor, o Instituto solidariza-se com seus familiares, amigos, alunos e colegas, certos de que o legado de Ary Oswaldo Mattos Filho permanecerá como referência luminosa para o Direito brasileiro.  Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP"

Em nota, o Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS), presidido por Ernesto Tzirulnik, também lamenta a morte do jurista e advogado Mattos Filho.

"O IBDS solidariza-se com a família e rende homenagem ao jurista e advogado Ary Oswaldo Mattos Filho, um dos maiores empreendedores da advocacia brasileira onde desponta relevante parcela do nosso Direito do Seguro."

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Mattos Filho assessora Grupo Boticário na venda da GAVB à Semantix

27/11/2025
Migalhas Quentes

Mattos Filho anuncia nova sócia em Reestruturação e Insolvência

4/11/2025
Migalhas Quentes

Mattos Filho divulga relatório integrado com resultados de 2024

28/5/2025

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025