Migalhas Quentes

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

Adiamento foi anunciado após ausência do envio de mensagem escrita referente à indicação.

2/12/2025

Nesta terça-feira, 2, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, comunicou o adiamento da sabatina do advogado-geral da União Jorge Messias, indicado pelo presidente da República para ocupar vaga aberta no STF com a aposentadoria antecipada de Barroso, após ausência de mensagem escrita referente à indicação.

Conforme afirmou, a presidência do Senado e da CCJ - Comissão de Constituição e Justiça haviam fixado os dias 3 e 10 de dezembro para a leitura do parecer, concessão de vistas coletivas, realização da sabatina e apreciação, em plenário, da indicação.

Alcolumbre afirmou que a definição seguia o padrão de indicações anteriores e tinha como objetivo garantir o cumprimento da atribuição constitucional ainda em 2025, “evitando sua postergação para o próximo ano”.

No entanto, a presidência declarou que, após a definição das datas pelo Legislativo, o Senado foi “surpreendido com a ausência do envio da mensagem escrita referente à indicação, já publicada no Diário Oficial da União e amplamente anunciada”.

No texto, Alcolumbre atribuiu o problema ao Poder Executivo e classificou a situação como “grave e sem precedentes”, afirmando: “É uma interferência no cronograma da sabatina, prerrogativa do Poder Legislativo”.

Ao justificar o cancelamento do calendário, a Presidência do Senado e a CCJ apontaram a necessidade de resguardar a tramitação formal da indicação.

Segundo o presidente do Senado, a medida buscou evitar “a possível alegação de vício regimental no trâmite da indicação”, diante da hipótese de realização da sabatina sem o recebimento formal da mensagem.

Alcolumbre anuncia adiamento de sabatina de Jorge Messias.(Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Confira a íntegra da nota:

"Comunico às Senadoras e aos Senadores que esta Presidência, em conjunto com a Presidência da CCJ, havia estipulado os dias 3 e 10 de dezembro para a leitura do parecer, concessão de vistas coletivas, realização da sabatina e apreciação, em Plenário, da indicação feita pelo Presidente da República ao STF.

A definição desse calendário segue o padrão adotado em indicações anteriores e tinha como objetivo assegurar o cumprimento dessa atribuição constitucional do Senado ainda no exercício de 2025, evitando sua postergação para o próximo ano.

No entanto, após a definição das datas pelo Legislativo, o Senado foi surpreendido com a ausência do envio da mensagem escrita referente à indicação, já publicada no Diário Oficial da União e amplamente anunciada.

Essa omissão, de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo, é grave e sem precedentes. É uma interferência no cronograma da sabatina, prerrogativa do Poder Legislativo.

Para evitar a possível alegação de vício regimental no trâmite da indicação — diante da possibilidade de se realizar a sabatina sem o recebimento formal da mensagem —, esta presidência e a CCJ - Comissão de Constituição e Justiça determinam o cancelamento do calendário apresentado.

Davi Alcolumbre."

Críticas ao Executivo

No último domingo, 30, o presidentedo Senado já havia manifestado insatisfação com a demora no envio da indicação.

Em nota oficial, Alcolumbre afirmou que a omissão sugeriria tentativa de interferência no cronograma definido pelo Senado para análise e votação da indicação.

445389

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Alcolumbre critica demora em enviar indicação de Jorge Messias ao STF

30/11/2025
Migalhas Quentes

Senado marca sabatina de Jorge Messias para 10 de dezembro

25/11/2025
Migalhas Quentes

Alcolumbre diz que sabatina de Messias ocorrerá em "momento oportuno"

24/11/2025

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025