Migalhas Quentes

Em GO, juiz reconhece litigância de má-fé e condena advogado ao pagamento das custas, despesas e honorários advocatícios

X

2/10/2007


Grátis...

Em GO, juiz reconhece litigância de má-fé e condena advogado ao pagamento das custas, despesas e honorários advocatícios

Reconhecendo a litigância de má-fé na propositura da ação, o juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, do 2º Juizado Especial Cível de Anápolis, condenou o advogado Nivaldo José de Sousa ao pagamento das custas, despesas e honorários advocatícios da parte contrária em ação que ele propôs contra a empresa Saint Martin Automóveis Ltda.

Na demanda, Nivaldo teria dito que a empresa não honrou compromisso feito em propaganda e queria que ela fosse condenada a lhe dar um veículo.

De acordo com o juiz, é evidente que, na publicidade feita, onde se lê "grátis" fica claro que, ou a empresa cometeu apenas um erro - que a seu ver não enganaria sequer uma criança - ou o "grátis" se refere apenas a um acessório (câmbio automático) do veículo em promoção.

"Nunca se pensaria dentro da lógica que a empresa estaria doando abertamente veículos gratuitos a qualquer um que chegasse a sua sede. Isso é um absurdo, ninguém foi induzido a erro no caso vertente, e muito menos o autor, que é advogado", asseverou o magistrado.

De acordo com o advogado da empresa demandada, a concessionária Saint Martin, Marcelo Di Rezende Bernardes, a condenação do autor a pagar as custas e honorários advocatícios por litigância de má-fé é pouco comum.

"Considero esta decisão uma importante vitória que confirma a quantas anda a má-fé das pessoas que se utilizam ilicitamente dos Juizados Especiais Cíveis para enriquecimento ilegal, pois é sabido que lá não há pagamento de custas para se propor verdadeiras anomalias jurídicas como a que foi aventada por um advogado em causa própria", diz.

___________

Atenção! Leia abaixo ou clique aqui.




_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025