Migalhas Quentes

Correspondente premiado

6/6/2008


Correspondente premiado

Seção "Correspondentes"

Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".

Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.

Confira logo abaixo o nome do Correspondente premiado desta sexta-feira.

___________

"Manual de Estudo da Discriminação no Trabalho" (LTR Editora – 352 p.), de Paulo Jakutis

Este livro pretende apresentar, de forma simples e didática, a controvertida questão da discriminação no trabalho. O formato de manual foi escolhido justamente em razão dessa intenção de introdução do leitor ao universo legal dessa questão. O público-alvo é, portanto, o estudante e o profissional do Direito do Trabalho. Sem embargo disso, o livro também apresenta questões que podem ser do interesse de leitores de outras áreas, como, por exemplo, a polêmica sobre as políticas das ações afirmativas, o assédio moral e o assédio sexual. A obra, ainda, apresenta considerável número de decisões judiciais e um apêndice com importantes tratados internacionais a respeito do tema, material que, por certo, facilitará as pesquisas daqueles que se utilizarem do texto.

Esta obra é dedicada ao estudo da questão da discriminação no trabalho, com especial destaque para a comparação entre a forma como esse problema tem sido enfrentado pelo sistema legal dos Estados Unidos da América e do Brasil. Na intenção de fornecer ao leitor uma visão atualizada do problema, foram transcritas várias decisões de tribunais brasileiros e estrangeiros, apresentando-se análise objetiva das soluções encontradas por tais tribunais e, ao mesmo tempo, da legislação que serviria como alicerce para a construção dessa jurisprudência.

O estudo da discriminação no trabalho é capítulo dos mais importantes no universo trabalhista dos EUA, dividindo atenção, nas universidades daquele país, com cursos como direito sindical (Labor Law) e direito individual do trabalho (employment law). No Brasil, como algumas das decisões transcritas nesta obra demonstram, o tema vem ganhando importância a cada dia. Além disso, a recente confirmação da competência da Justiça do Trabalho, através da Emenda Constitucional n. 45, para o julgamento do dano moral derivado da relação de trabalho, torna a questão da discriminação no trabalho como objeto obrigatório não só das salas de audiência dessa justiça especializada, mas também de estudantes e profissionais do Direito do Trabalho brasileiro.

Ganhador :

__________

O que é "Correspondente" Migalhas?


O trabalho diário da advocacia exige, não raro, a colaboração de colegas em outras comarcas. É o que a práxis denomina de "Correspondente". O "Correspondente" de um advogado é um colaborador tentacular do profissional da advocacia, que muitas vezes distribui, acompanha, relata, extrai cópias, e às vezes até participa de feitos, judiciais e extrajudiciais - assistindo a audiências.

Busque um "Correspondente" em qualquer cidade do Brasil ou se cadastre como um "Correspondente", clique aqui

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025