Migalhas Quentes

O Controle de Constitucionalidade no Direito Brasileiro

O autor ordena em quatro capítulos suas próprias

8/10/2004

Sorteio de Obra

 

Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar do livro "O Controle de Constitucionalidade no Direito Brasileiro" (editora Saraiva, 299p.), gentilmente oferecido para sorteio pelo autor, o advogado Luís Roberto Barroso, do escritório Luís Roberto Barroso & Associados.

 

O autor ordena em quatro capítulos suas próprias anotações e reflexões com rigor científico e análise profunda sem, contudo, deixar de lançar mão da linguagem clara e apurada sistematização, mesmo em face do complexo sistema de controle de constitucionalidade vigente no direito constitucional positivo brasileiro.

 

No primeiro capítulo, Luís Roberto Barroso aborda o exercício do controle de constitucionalidade sob o ponto de vista histórico e do direito comparado (no caso o direito americano e europeu), o fenômeno da inconstitucionalidade e suas espécies, a legitimidade e sistema brasileiro de controle de constitucionalidade - sobre os atos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário -, além das modalidades de controle no âmbito da existência, validade e eficácia dos atos jurídicos e das leis.

 

Nos capítulos segundo e terceiro, respectivamente, há o estudo pormenorizado das modalidades de controle de constitucionalidade por via incidental e por ação direta. No quarto capítulo, o autor incursiona pela argüição de descumprimento de preceito fundamental e ação direta interventiva, duas hipóteses especiais de controle concentrado.

Com a leitura da obra, o consulente comprovará a familiaridade do autor com a jurisprudência dos tribunais, notadamente do Supremo Tribunal Federal, o domínio da melhor doutrina nacional e estrangeira, e o equacionamento das principais questões do debate constitucional da atualidade que envolvem o tema deste livro.

 

 

________

 

Ganhador:

 

Sebastiao F. Sardinha

 

 

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

PL Antifacção: Mais de mil promotores manifestam para manter Júri

2/12/2025

STJ recebe lançamento de coletânea em homenagem a Nelson Luiz Pinto

3/12/2025

Editora Fórum apresenta os destaques editoriais de novembro no Direito

3/12/2025

Sorteio da obra "Código da Propriedade Intelectual - Conforme os Tribunais"

3/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025