sexta-feira, 29 de março de 2024

AUTOR MIGALHAS

result.title

Marcio

Migalheiro desde novembro/2007.

Advogado e mestre em Direito Tributário pela PUC/SP.

Migalhas de Peso As armadilhas na dedução dos descontos da base de cálculo do ICMS
quarta-feira, 22 de setembro de 2010

As armadilhas na dedução dos descontos da base de cálculo do ICMS

De acordo com notícia veiculada pela Coordenadoria de Editoria e Imprensa do STJ no último dia 5, os descontos incondicionais não fazem parte da base de cálculo do ICMS. Esse é o verbete da Súmula 457: "Os descontos incondicionais nas operações mercantis não se incluem na base de cálculo do ICMS".
Migalhas de Peso Decreto paulista regulamenta acordo entre São Paulo e Espírito Santo nas importações por conta e ordem
segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Decreto paulista regulamenta acordo entre São Paulo e Espírito Santo nas importações por conta e ordem

Foi publicado em 27/7/10 o Decreto SP 56.045 disciplinando o acordo firmado entre São Paulo e Espírito Santo a respeito do ICMS nas importações realizadas por conta e ordem de terceiro. A rigor, essa é mais uma etapa da controvérsia entre esses dois Estados, que existe desde a década de 70, quando da criação do Fundo para o Desenvolvimento das Atividades Portuárias – FUNDAP – pela lei ES 2.508/70.
Migalhas de Peso Reflexões iniciais sobre a nova taxa de juros dos débitos tributários no Estado de São Paulo
segunda-feira, 5 de julho de 2010

Reflexões iniciais sobre a nova taxa de juros dos débitos tributários no Estado de São Paulo

A Taxa Selic já é aplicada para a atualização de débitos tributários federais desde abril de 1995, quando da edição da lei 9.065/95. Desde então, muitos Estados e Municípios passaram também a adotar esse índice, que abrange, a um só tempo, atualização monetária e cômputo de juros.
Migalhas de Peso Novidades na legislação tributária paulista em 2009 - ICMS e IPVA
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Novidades na legislação tributária paulista em 2009 - ICMS e IPVA

Júlio M. de Oliveira e Marcio Roberto Alabarce
As alterações nas leis tributárias editadas no final de cada ano já são uma tradição em nosso país, e em 2008 não foi diferente. Inúmeras modificações na legislação federal foram promovidas pelas Medidas Provisórias 449 e 451, ambas ainda em tramitação no Congresso Nacional. Mas também os Estados e Municípios trazem uma série de surpresas ao contribuinte ao término de cada exercício. Neste artigo, trataremos especificamente de algumas das principais novidades da legislação tributária paulista editadas no final de 2008, com foco no regime da substituição tributária do ICMS e na nova disciplina do IPVA no Estado de São Paulo.
Migalhas de Peso O fim da história das elevações de alíquotas do ICMS (17% para 18%) em São Paulo
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O fim da história das elevações de alíquotas do ICMS (17% para 18%) em São Paulo

Depois de quase duas décadas alimentando a esperança dos contribuintes paulista de um dia a alíquota do ICMS efetivamente praticada nas operações internas no Estado de São Paulo ser a de 17%, o Governo local finalmente deixou a hipocrisia de lado e alterou o artigo 34 da Lei SP nº 6.374/89, estipulando que a alíquota interna do ICMS em São Paulo é - e continuará sendo - de 18%. Essa é a novidade veiculada pela Lei nº 13.330/08, publicada no DOE de 28/11/2008.
Migalhas de Peso Alterações na Legislação Federal – A Medida Provisória nº. 428/2008
quinta-feira, 15 de maio de 2008

Alterações na Legislação Federal – A Medida Provisória nº. 428/2008

No último dia 13 de Maio de 2008, o Governo Federal introduziu diversas alterações na legislação tributária por meio da Medida Provisória n.º 428/2008 – MP 428. Este já é o segundo “Pacote Fiscal” editado neste ano (o outro, ainda não apreciado pelo Congresso Nacional, consta da Medida Provisória n.º 413).
Migalhas de Peso Primeiras reflexões sobre a Proposta de Reforma Tributária (PEC nº 233/2008)
terça-feira, 25 de março de 2008

Primeiras reflexões sobre a Proposta de Reforma Tributária (PEC nº 233/2008)

Júlio M. de Oliveira e Marcio Roberto Alabarce
Com o envio de uma nova Proposta de Emenda Constitucional (PEC nº. 233/08) ao Congresso Nacional, o tema “Reforma Tributária” volta a ser um assunto na pauta de nossos parlamentares. Nessa nova fase, e a despeito da proposta e justificativa oficiais, inúmeros objetivos serão postos em discussão: aumento ou redução da arrecadação, combate à sonegação, simplificação das leis fiscais, estímulo do investimento, melhoria das condições de auditoria pública, aperfeiçoamento da não-cumulatividade, solução de conflitos de competência, entre outros que sejam considerados dignos de disciplina constitucional.
Migalhas de Peso Alterações na Legislação Federal – A Medida Provisória nº. 413/2008
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Alterações na Legislação Federal – A Medida Provisória nº. 413/2008

Em 3.1.2008, o Governo Federal introduziu diversas alterações na legislação tributária por meio da Medida Provisória nº. 413/2008 (MP 413), dispondo sobre matérias que abrangem desde o cálculo do PIS e da COFINS incidentes sobre a comercialização de álcool e sobre os distribuidores e varejistas dos “produtos monofásicos”, até a substituição das alíquotas ad valorem do imposto de importação por alíquotas específicas, indo além da já aguardada elevação das alíquotas da CSLL para o setor financeiro e elevação do IOF.
Migalhas de Peso As funções fiscalizatórias da alíquota – ainda o caso CPMF
terça-feira, 11 de dezembro de 2007

As funções fiscalizatórias da alíquota – ainda o caso CPMF

Em uma norma tributária, a base de cálculo e a alíquota são variáveis que se conjugam com o objetivo de compor a dívida tributária. Em geral, podemos destacar seis funções para a base de cálculo. A primeira, que decorre de sua definição estrutural, é servir para a determinação do valor da dívida tributária quando combinada com a alíquota. A segunda função da base de cálculo é fornecer o critério de mensuração para um elemento do fato jurídico tributário.
Migalhas de Peso A história das prorrogações da CPMF
quinta-feira, 22 de novembro de 2007

A história das prorrogações da CPMF

A prorrogação da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF) já não é fato novo no cenário tributário nacional. A última vez em que esse evento ocorreu foi em 2003, quando da promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº. 42/03. Na oportunidade, foi incluído o artigo n°. 90 ao ADCT com o intuito de prorrogar o prazo de vigência da Lei nº. 9.311/96, que dispõe sobre o referido tributo, até 31.12.2007. Esse é o prazo contra o qual o Governo Federal atua no âmbito do Congresso Nacional.
Migalhas de Peso Abatimento do IPTU com os créditos de ISS gerados pela NF-e em SP
terça-feira, 6 de novembro de 2007

Abatimento do IPTU com os créditos de ISS gerados pela NF-e em SP

Em meio à criação de inúmeras medidas tendentes à substituição das obrigações acessórias formalizadas em papel por meios eletrônicos, o Município de São Paulo instituiu, por meio da Lei nº. 14.097/05, a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços – NF-e.