
Benhame Sociedade de Advogados
Rua Carneiro da Cunha, 167 cj. 47Vila da Saúde - São Paulo/SP - 04144-901 - Brasil
O escritório Benhame Sociedade de Advogados surge após a atuação autônoma de seus sócios por 10 anos, assumindo em 1998 a roupagem de sociedade de advogados. Em sua reestruturação o escritório volta a atuar na formatação que o caracterizou até 2013, com a atuação presente dos sócios no dia a dia dos clientes, e com advogados dedicados a clientes específicos. Com isso, a assessoria fica mais próxima da realidade do cliente atendendo-o em suas particularidades. O escritório retoma sua vocação de ser pequeno mas sólido nos conhecimentos e serviços diferenciados apresentados a seus clientes. A área trabalhista e sindical tanto contenciosa como consultiva, bem como contratual são coordenadas diretamente pela sócia Maria Lucia Benhame, que atua na área há 30 anos, e que alia o conhecimento técnico com a visão estratégica de negócio e conhecimento dos idiomas francês, inglês e italiano, facilitando o contato com os clientes, e a análise de documentos e legislação estrangeiros. A área civil e contratual é coordenada por Mario Benhame, que atua como advogado há mais de 40 anos, tendo desenvolvido atividades in house como diretor jurídico em empresas, bem como atuou por quase 40 anos como professor de Direito Civil na FMU, e possui obras publicadas nessa área. A diversidade de atividades desenvolvidas na esfera jurídica lhe dá visão estratégica no gerenciamento das questões jurídicas das empresas.
Áreas de atuação
Direito do Trabalho, Direito Sindical, Direito Contratual e Direito Civil., Direito das Relações de Consumo, Rotinas de Recursos Humanos
Idiomas
Localização
Rua Carneiro da Cunha, 167 cj. 47 Vila da Saúde São Paulo/SP - 04144-901 BrasilPublicações


Setembro Verde: Inclusão social da pessoa com deficiência
A campanha reforça a importância da inclusão de pessoas com deficiência, destacando barreiras físicas, tecnológicas e atitudinais, e o impacto do capacitismo no trabalho e na sociedade.

Licença-paternidade x licença-parental: Quem se interessa?
A sociedade valoriza pouco o papel do pai, o que se reflete em licenças-paternidade curtas. Empresas e leis ainda tratam o homem como provedor, não cuidador.

NR-1 vigente. Só as multas importam?
A saúde mental no trabalho exige atenção já. A nova NR-1 foi suspensa até 2026, mas o risco psicossocial segue sendo tema central na SST.

Igualdade salarial: Como está sua lição de casa?
A lei 14.611/23 reforça a equidade salarial, exigindo transparência, fiscalização e medidas inclusivas no mercado de trabalho.

Janeiro Branco - Mais um marco da saúde mental
A saúde mental no ambiente corporativo é um tema essencial e urgente, especialmente com a exigência da NR 1, que obriga empresas a mapear riscos psicossociais a partir de maio de 2025.

A redução de jornada - Entendendo o "Contra 6×1"
A redução da jornada de trabalho pode aumentar a produtividade, mas sem investimentos em educação e tecnologia, seu impacto é limitado, como mostram experiências internacionais.

Etarismo: diversidade e inclusão?
O etarismo exclui profissionais 50+ do mercado. Empresas devem adotar políticas de inclusão para promover diversidade, inovação e combater preconceitos.

Gestão de férias: Modo de fazer
Férias são um direito fundamental e reguladas pela ordem pública, sem possibilidade de negociação coletiva. São divididas em período aquisitivo (12 meses de trabalho) e concessivo (12 meses para gozo). Férias podem ser individuais ou coletivas, com regras específicas para cada tipo.

Diversidade e seus impactos na saúde mental e na vida empresarial - Há receita de bolo?
Baixa criatividade estudantil preocupa; Brasil lidera em casos de ansiedade, afetando saúde mental e bem-estar. UNESCO destaca diversidade cultural como essencial para direitos humanos e desenvolvimento.

Saúde mental, recursos humanos e a nova certificação
Os 86% dos funcionários considerariam mudar de emprego por questões de saúde mental; 76% conhecem alguém que se afastou por razões psicológicas. Ambientes de trabalho desfavoráveis podem agravar a saúde mental, levando a perdas de 12 bilhões de dias de trabalho anualmente e custando 1 bilhão de dólares em perda de produtividade.

Feriados, a novela continua: 01 de março na área!
Em novembro de 2023, o Ministério do Trabalho revogou autorizações de estabelecimentos comerciais. Alertas foram feitos sobre a necessidade de consultas jurídicas diante da confusão, levando o MTE a prorrogar a Portaria. A gestão das relações de trabalho tornou-se desafiadora.

Globalização, direitos humanos e o RH
Em 2024, os desafios do RH permanecem constantes, como retenção de talentos, benefícios, diversidade e questões de saúde mental. Bill Gates destaca que antecipar tendências é vital para o sucesso nos negócios, evidenciando a crescente importância das preocupações ambientais e sociais no mundo empresarial.

Papel do RH e das relações sindicais
Muitos outros cuidados deverão ser tomados a cada caso, e nas negociações de data base, seja por empresas, seja por sindicatos que quiserem ter instrumentos com validade jurídica.

Diversidade e ESG: "O tempo urge"! Correndo do "social washing"
ESG, sigla em inglês que representa(ria?) o cuidado das empresas com governança, meio ambiente e aspectos sociais de sua atuação.

No Mês da Mulher, vamos mesmo somar um preconceito? O etarismo feminino
Espero que a coluna de hoje leve essa provocação e que, quem sabe, alguém tente fazer algo mais concreto em relação ao trabalho feminino em sua empresa.

Sindicatos patronais e compliance - Preciso disso?
Há muitos temas específicos para análise do programa de Compliance nas entidades sindicais, até mesmo nas negociações sindicais.

Demissões em massa - e se for no Brasil?
O importante é a atuação ética e transparentes que sempre facilita a negociação.

Nova medida provisória mexe com o auxílio alimentação e teletrabalho
Os empregados devem ser alertados pelas empresas de que elas não terão responsabilidade pelas consequências da decisão unilateral deles.

Nômades digitais: a ida de empregados brasileiros para o exterior e as encrencas
As empresas têm optado por contratar prestadores de serviços, com contratos internacionais, sem configurar uma relação de emprego. No entanto, os elementos da relação de emprego sob lei brasileira e estrangeira devem ser evitados.

Mulheres trabalhadoras na pandemia: situação que ultrapassa a simples relação de trabalho
A obrigação materna de cuidar dos filhos, a ausência de apoio familiar, mesmo as que não são sozinhas, e a ausência de política das empresas para essa situação decorre dessa sociedade, de seus valores. O preconceito social reduz a possibilidade de desenvolvimento das mães no mercado de trabalho.

Contágio pelo coronavírus será considerado como doença do trabalho?
Há uma visão de que o bem coletivo deve ser maior que o individual, mas a demissão por justa causa é pena máxima, que só será aplicada se couber ao empregador controlar seu ambiente de trabalho, ou seja, se a contaminação pela covid-19 for um risco ocupacional.

A idade e a tal diversidade nas empresas
Na diversidade ganham todos, jovens e maduros, a troca de experiências e vivências é extremamente importante na vida empresarial. A visão da mesma questão com diferentes filtros só enriquece e esses filtros além de contribuição de diferentes de gêneros, raças, deve conter diferentes idades.

A ausência da ultratividade da norma coletiva - impacto na ausência de negociação
A ausência da ultratividade deve, no entanto, gerar por parte das empresas e mesmo dos trabalhadores estratégias para lidar com a demora na negociação coletiva e a vigência das regras contidas na convenção finda.



