
Trindade & Reis Advogados Associados
SHIS QL 10, Conjunto 9, Casa 5, Lago Sul - Brasília/DF - 71630-095 - Brasil
Fundado em 1986 sob o nome de Reis & Coutinho Advogados, o escritório passou a se chamar Trindade & Reis Advogados a partir de 1997. Capitaneado pela Anna Maria da Trindade dos Reis, possui uma equipe especializada e comprometida, prestando serviços de maneira integral, tanto na condução de assessoria consultiva, quanto no patrocínio de causas envolvendo contencioso administrativo e judicial. Com atuação no contencioso civil e administrativo perante o TJ/DF, Justiça Federal e Tribunais Superiores (STJ e STF), bem como TCU e CNJ, o escritório busca imprimir um caráter singular aos casos em que atua, operando nas demandas que envolvem Direito Administrativo, Constitucional, Ambiental, Cível, Comercial, Econômico, Empresarial, Tributário, Mediação e Arbitragem, o que o consolidou como representante de renomados escritórios do Brasil na Capital Federal.
Áreas de atuação
Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito Comercial, Direito Constitucional, Direito Econômico, Direito Empresarial, Direito Tributário, Cível, Mediação e Arbitragem.
Idiomas
Publicações


Evento "Raciocínio Probatório nos Tribunais Superiores"
O encontro acontece dia 7/11, às 10h, em Brasília.

STJ: Empresa que desistiu de comprar imóvel pagará multa de R$ 80 milhões
Corte decidiu manter o valor da penalidade imposta à empresa imobiliária que desistiu da compra de um imóvel da fábrica de bicicletas Monark.

Da compatibilidade e juridicidade da cláusula de incomunicabilidade de frutos e do regime da comunhão parcial de bens
No regime de comunhão parcial, frutos de bens particulares são partilhados, exceto quando há cláusula de incomunicabilidade na doação, conforme decisão do STJ.

STJ: Cabe ao Brasil julgar embargos à execução de título estrangeiro
Segundo colegiado, julgamento de embargos em solo brasileiro garante ampla defesa do devedor.

O filtro de relevância no recurso especial: há como espelharmos a experiência obtida na repercussão geral?
O STJ é por todos conhecido como o "Tribunal da cidadania", e não apenas por ter sido criado pela "Constituição cidadã", mas pelo reconhecimento de seu desafio e de sua importância institucional na uniformização do direito, que se materializa, no final, pela garantia da segurança jurídica.

O STJ determina a reunião de ações coletivas atinentes aos descontos em semestralidade pela pandemia da Covid-19 perante único juízo
O caso ainda contou com grande influência de recentes entendimentos do E. STF, como a inconstitucionalidade das leis estaduais que regulamentaram a concessão linear de descontos nas redes privadas de ensino no período da pandemia.

STJ: Plano deve custear remédio fora da Anvisa para doença ultrarrara
A turma citou julgado do STF que fixou que a raridade ou ultrarraridade da doença tem o condão de excepcionar a regra geral.

A relativização do prazo decadencial da Administração Pública: A quem se exige a comprovação da má-fé prevista no art. 54, da lei 9.784/99?
Com o advento da autonomia do direito administrativo, esses institutos, tradicionalmente atrelados às relações civis, foram também positivados para reger as relações entre Estado e cidadão.

Julgamentos presenciais no STJ cancelados em razão da pandemia do coronavírus: a impossibilidade desses processos serem incluídos para sessões virtuais
O atual cenário demanda um enorme desafio aos tomadores de decisões: conciliar a segurança de todos sem prejuízo das atividades jurisdicionais no aspecto quantitativo e, especialmente, no aspecto qualitativo.

A importância do Judiciário e da advocacia em meio à crise ocasionada pela pandemia
Resta ilustrada a importância que tem assumido o Poder Judiciário em meio às intempéries ocasionadas pela pandemia, devendo-se observar, por outro viés, que nenhuma dessas importantes decisões teria sido possível sem a participação ativa da advocacia.

O que o STJ entende por "documento idôneo" para fins de comprovação de feriado local
Muito embora a ementa do acórdão se refira que é "necessária a comprovação nos autos do feriado local por meio de documento idôneo no ato de interposição do recurso", muitos operadores não têm se atentado sobre o que o Superior Tribunal de Justiça entende como documento apto a esse fim.

Corte Especial restringe o alcance da modulação de efeitos conferida ao REsp 1.813.684/SP apenas para o feriado de segunda-feira de carnaval
Com o advento da lei 13.105/15, a questão necessitou ser revisitada pela Corte Especial daquele Tribunal Superior, tendo em vista que parte dos ministros começaram a entender que a nova codificação processual possuía disposição normativa expressa que impossibilitava a comprovação posterior da tempestividade recursal.



