MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Os efeitos da guerra na Ucrânia no mercado securitário brasileiro

Os efeitos da guerra na Ucrânia no mercado securitário brasileiro

Eduarda Espanhol Borba

A despeito de ser um conflito armado de proporções internacionais, a guerra na Ucrânia representa um fator influente ao mercado securitário nacional.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Atualizado às 08:49

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Ainda que a guerra da Ucrânia não tenha impactos diretos no Brasil em âmbito militar, seus efeitos econômicos já são sentidos, em razão do encarecimento de commodities e de outros insumos necessários para setores produtivos.

No mercado securitário, o cenário não é diferente. Em um contexto global, países que passam por conjunturas imprevisíveis (como guerras) possuem a tendência de contratar mais seguros, efeito similar foi sentido no Brasil durante a pandemia, com uma maior demanda na contratação de seguros de vida e de saúde.1

O efeito mais imediato do conflito, portanto, é o aumento das apólices, em razão da elevação dos riscos e do custo de capital. Para modalidades como segurança cibernética e agronegócio, as perdas são, a princípio, inevitáveis.2

Assim, a preocupação das companhias seguradoras não se encontra necessariamente na exposição direta aos impactos do conflito, tendo em vista que o fator "guerra" é um dos motivos para exclusão de coberturas em apólices. Porém, é preciso observar as consequências indiretas para diferentes setores.3

No tocante ao seguro agropecuário, as sanções à Rússia impossibilitaram a formalização de contratos com o país, o que impacta diretamente o Brasil, em razão da dependência nacional dos fertilizantes russos e ucranianos. Tal fator é sentido pelas seguradoras que atuam neste ramo.

O setor pode sofrer, assim, em razão dos "impactos químicos", com o agravo dos eventos climáticos sem a utilização dos produtos ora importados. A elevação do número de perdas de produtos no campo gera, diretamente, o aumento do volume de indenizações pagas.4 Além disso, verifica-se um alto volume de roubos de carga de fertilizantes, em razão de sua falta no mercado.

Por outro lado, o setor que mais parece sentir os impactos é o de cibersegurança, uma vez que a guerra apresenta um conflito paralelo de fake news, desinformação e exposição à vírus. Esses ataques representam um desafio às seguradoras, em razão da dificuldade de demonstrar a ligação entre um incidente cibernético e a guerra5, no intuito de alegar perda de direitos à indenização securitária. Assim, a percepção de um risco maior poderá levar a preços ainda mais elevados para cobertura de riscos envolvendo cibersegurança, em um mercado que já se encontra pressionado6.

A previsão de escalada de ataques cibernéticos pode ocorrer, ainda, em razão de motivação política, tendo em vista que hackers e cibercriminosos vinculados à causa russa podem buscar o aumento de ataques e incidentes em empresas ocidentais, como uma forma de retaliar às sanções impostas ao país, bem como de boicotar outras marcas7.

À vista do exposto, e considerando todos os efeitos econômicos globais sentidos com a guerra na Ucrânia, é preciso que as companhias seguradoras estejam preparadas para atender um maior número de sinistros, com equipes prontas para regular os incidentes.

_____ 

1 22º Congresso: Guerra na Ucrânia pode impactar economia e mercado de seguros. Revista Apólice. Disponível em: https://www.revistaapolice.com.br/2022/03/22o-congresso-guerra-na-ucrania-pode-impactar-economia-e-mercado-de-seguros/.

2 Os efeitos da guerra para o Setor de Seguros. Sindseg PR/MS - Sindicato dos Servidores, 31 de março de 2022. Disponível em: https://sindsegprms.org.br/os-efeitos-da-guerra-para-o-setor-de-seguros/.

3 Guerra preocupa indústria de seguros no Brasil e no mundo. Sindseg SP - Sindicato das Empresas de Seguros e Resseguros, 07 de março de 2022. Disponível em: https://www.sindsegsp.org.br/site/noticia-texto.aspx?id=34901.

4 Guerra pode afetar os seguros rurais, cibernéticos e de crédito. Segs. Disponível em: https://www.segs.com.br/seguros/336190-guerra-pode-afetar-os-seguros-rurais-ciberneticos-e-de-credito.

5 Os efeitos da guerra para o Setor de Seguros. Sindseg PR/MS - Sindicato dos Servidores, 31 de março de 2022. Disponível em: https://sindsegprms.org.br/os-efeitos-da-guerra-para-o-setor-de-seguros/.

6 Guerra preocupa indústria de seguros no Brasil e no mundo. Sindseg SP - Sindicato das Empresas de Seguros e Resseguros, 07 de março de 2022. Disponível em: https://www.sindsegsp.org.br/site/noticia-texto.aspx?id=34901.

7 Guerra pode afetar os seguros rurais, cibernéticos e de crédito. Segs. Disponível em: https://www.segs.com.br/seguros/336190-guerra-pode-afetar-os-seguros-rurais-ciberneticos-e-de-credito.

Eduarda Espanhol Borba

Eduarda Espanhol Borba

Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca