Resta saber quantas "Marias" e quantos "Josés" precisarão morrer injustamente, para que a sociedade entenda que honra e patrimônio não equivalem à vida de um ser humano.
Embora direito e matemática tenham abordagens e objetivos diferentes, ambos compartilham a importância da lógica, precisão e estruturação de argumentos para alcançar resultados coerentes e justos em seus respectivos campos.
Cabe a essa mesma sociedade, num momento em que as luzes da democracia repousam em serenas nuvens, apoiar a PEC/82, como reconhecimento de que a Advocacia Pública, função essencial da justiça, necessita desse empoderamento, que somente chegará com a aprovação da autonomia.
Antes de mais nada, é preciso estabelecer o que se entende por "teoria do dano". Apesar de muito repetido, o uso da expressão é de algum modo recente no direito antitruste.
Dentre os diversos institutos abordados pelo Código Civil, no que tange ao cumprimento das obrigações, a solidariedade passiva figura como um importante conceito que estabelece obrigações conjuntas entre devedores e credores em determinadas situações.
A aprovação em 2013 da chamada Lei Anticorrupção (nº 12.846), cujos 10 anos se comemoram no mês de agosto, constituiu um verdadeiro marco no combate às diversas práticas lesivas ao patrimônio público.
ALESP discute sobre a possibilidade, ou não, de aprovar mais um e, novamente, inconstitucional, aumento de custas judiciais no Estado de São Paulo, especificamente no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.