Nossa sociedade gasta muitos recursos em litígios, exacerbados pela polarização. Comparado ao Direito Anglicano, que usa conselhos e lideranças para resolver conflitos, o Brasil enfrenta desafios maiores no manejo de disputas, muitas vezes por fatores culturais e estruturais.
O STJ afirma a ausência de personalidade jurídica nos FI, porém, admite a desconsideração da personalidade jurídica em casos excepcionais, o que merece debate apropriado dos operadores do Direito.
O DET e o DJE foram criados para modernizar o recebimento de citações e notificações no Brasil. O DET, gerido pela SIT, melhora a comunicação entre auditores e empregadores, aumentando a transparência e eficiência dos processos trabalhistas.
Marcella Munaretto Cabral e Fernanda de Brito Freire do Nascimento
A tokenização de ativos enfrenta desafios regulatórios no Brasil. A CVM editou normas sobre criptoativos como valores mobiliários e recentemente excluiu tokens de pagamento da Dynasty Global dessa classificação. Tokens envolvem aspectos complexos de direito, computação e economia.
A morte de Silvio Santos destaca a importância do planejamento sucessório em empresas familiares. Ele garantiu a divisão clara de seu patrimônio, prevenindo disputas. O planejamento é crucial para a continuidade e sobrevivência das empresas familiares, que representam 90% das empresas no Brasil.
Em 19/8/24, o DHS lançou o programa "Keeping Families Together" permitindo que cônjuges e enteados de cidadãos dos EUA permaneçam legalmente no país se estiverem presentes desde 2014 e atenderem a critérios específicos.
A lei 9.514/97, sobre alienação fiduciária, não aborda adequadamente imóveis rurais, deixando lacunas na posse e restituição desses bens. A alienação fiduciária garante a propriedade ao credor até o pagamento da dívida, enquanto o arrendamento rural é um contrato para exploração agrícola ou pecuária de imóveis.
A Câmara aprovou o PL complementar 108/24, que inclui no ITCMD a incidência sobre doações disfarçadas em atos societários desproporcionais. Deputados apresentaram emendas contra essa previsão, apontando riscos à segurança jurídica e à economia.