Domingo, 18 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 2.394

Terça-feira, 25 de maio de 2010 - Migalhas nº 2.394 - Fechamento às 11h10.

 

"Os nervos das batalhas são o dinheiro."

François Rabelais

Consignando o Direito

O desembargador Reis Kuntz, do TJ/SP, concedeu ontem liminar impetrada pela Associação Brasileira dos Bancos Comerciais contra ato do alcaide paulistano. A decisão suspende a absurda cláusula de exclusividade do contrato firmado entre a prefeitura e o BB. (Clique aqui)

Consignando a legalidade

Em relação aos consignados, nunca é demais lembrar o absurdo que vem ocorrendo. De fato, é inaceitável o fato de que certos prefeitos e governadores têm vendido ao Banco do Brasil a exclusividade do direito de oferecer empréstimo consignado aos servidores que temporariamente comandam. Em vários Estados, os Tribunais têm agido com firmeza, impedindo que a venda do direito alheio se concretize, independente de quão vultoso é o contrato. Os desembargadores que decidiram pelo fim da malfadada exclusividade certamente sabem que não há preço que compre a afronta aos princípios da livre concorrência e da liberdade do servidor de contratar com quem quiser.

Consignando a concorrência

E falando em livre concorrência, é chocante ver a pusilanimidade dos órgãos de defesa da concorrência que assistem a tudo como se não fosse com eles. Eta espírito republicano...

Política das drogas

"Uma vez que a demanda por drogas sempre existirá em alguma medida, a única maneira de mantê-la na menor extensão possível é tratá-la com todo o rigor, mas não como um caso de polícia. Tratá-la como um caso de saúde pública." É o que afirma, com a lucidez e a sobriedade que lhe são inerentes, Celso Mori, do escritório Pinheiro Neto Advogados. Para tragar suas considerações, clique aqui.

Personagem X realidade

O TJ/RJ julgou improcedente ação de indenização por danos morais proposta pela atriz Juliana Paes contra a Folha de S.Paulo, na qual o jornal era acusado de publicar textos do colunista José Simão supostamente ofensivos. Paes sentiu-se ofendida pela veiculação de notícias e brincadeiras que faziam correlação com a personagem Maya, que ela interpretava na novela global "Caminho das Índias". A juíza Bianca Ferreira Nigri, da 4ª vara Cível da Barra da Tijuca, entendeu que Simão não abusou "do seu direito de informação e liberdade de expressão jornalística/humorística". O imbróglio entre Simão e Juliana Paes não é de hoje. Em 2009, a atriz obteve liminar que proibia o colunista fazer certas brincadeiras. (Clique aqui)

Migalhas do Macaco Simão

"Paula Veludo, a Gorete, era desdentada e estropiada. (...) E ela ficou a cara da Marcia Goldsmith ! Mas ela não queria ser Gisele ? Eu entrava no Procon." - "E o recado da secretária eletrônica do Lula : ´Não posso falar agora, fui até ali resolver os problemas do mundo e volto logo´." - "Frase do ônibus da seleção do Brasil : ´O único com oito volantes´. E a frase no ônibus da seleção da Grécia : ´Vende-se !´."

Paternidade póstuma

Como informa a Folha de S.Paulo, a 13ª vara Cível de Curitiba/PR concedeu liminar autorizando uma professora a tentar engravidar com sêmen congelado do marido, que morreu em fevereiro deste ano, de câncer de pele.

Trabalho

Comissão da Câmara aprova PL que prevê a concessão de estabilidade no emprego por três meses aos trabalhadores após o retorno de férias, licença-maternidade ou afastamento involuntário não inferior a 30 dias. Era só o que faltava ! Se as relações de trabalho serão europeias, espera-se que tudo mais o seja.

Na Real

Hoje é dia de Política & Economia NA REAL. (Clique aqui)

Sou brasileiro !

A Copa do Mundo ainda não começou, mas o TJ/SP já colocou o time em campo e publicou provimento que dispõe sobre o expediente, ou melhor, sobre o não expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol. (Clique aqui)

Aula nº 189

Cheio de animus, o Latinório de hoje traz novos brocardos jurídicos. (Clique aqui)

475-J

Como muitos sabem, recentemente o STJ firmou entendimento (até agora não modificado) sobre o termo inicial do cumprimento de sentença. Quem nos conta mais sobre isso são os advogados Vicente Coelho Araújo e Renata de Almeida Pafiadache, do escritório Pinheiro Neto Advogados. (Clique aqui)

Prescrição Penal

A lei 12.234/10 modificou três das cinco modalidades de prescrição penal existentes no Brasil. Migalheiro e criminalista, Luiz Flávio Gomes apresenta-nos as modificações, uma a uma. (Clique aqui)

Sucessãolog

TST - Varig Logística não responde por débitos trabalhistas da antiga Varig em recuperação judicial. (Clique aqui)

Migas

1 - STJ mantém decisão, mas reduz indenização a ser paga pelo Correio Braziliense a ex-desembargador do TJ/DF. (Clique aqui)

2 - STJ - Procuração do advogado da petição é peça essencial para admissibilidade de recurso. (Clique aqui)

3 - TJ/SP publica edital de convocação para eleição de 6 vagas no Órgão Especial. (Clique aqui)

4 - TST - Transmitir eletronicamente apenas petição de agravo de instrumento é ato considerado válido. (Clique aqui)

5 - 6ª turma do STJ determina exclusão de foto de acusado em denúncia do MP. (Clique aqui)

6 - STF nega a advogado do RS direito a prisão domiciliar para cumprimento de pena por tráfico. (Clique aqui)

7 - Lei 12.244 - Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. (Clique aqui)

8 - Lei 12.245 - Altera artigo da Lei de Execução Penal para autorizar a instalação de salas de aulas nos presídios. (Clique aqui)

Lei 12.232, de 29 de abril de 2010

Se a publicidade é, como dizem, a alma do negócio, a novel lei 12.232/10 está no caminho certo. Com efeito, dispondo sobre as normas gerais para licitação e contratação pela administração pública de serviços de publicidade, a lei está dando o que falar. Fernando A. Albino de Oliveira (escritório Albino Advogados Associados) apresenta alguns aspectos que julga merecer consideração. (Clique aqui)

Despesas reembolsáveis

Advogado Paulo Attie fala da intrincada questão do reembolso de despesas via Nota de Débito e a sua respectiva tributação. (Clique aqui)

Direto da Redação

Migalhas anuncia que está com vagas abertas. Com efeito, este vibrante matutino está contratando, em regime de urgência (assim como as obras da Copa de 2014, porque sem licitação é mais gostoso), funcionários para ocupar as vagas que foram abertas nesta madrugada. Ocorre que nesta manhã, antes do sol dourar o horizonte, quando tudo parecia calmo (era mais um dia de trabalho no portentoso edifício sede de Migalhas), o sr. Dedão, vetusto copeiro que serve a alta Direção de Migalhas, deu com a língua nos dentes, e soprou o que se passava nos porões da ala Norte e da ala Sudeste. Uns estavam, acreditem, trocando figurinhas da Copa, e os outros assistindo ao final do seriado Lost, que um gaiato baixou pela rede. Tais atitudes de dispersão - e que demonstram a fraqueza do ser diante da poderosa mídia -, são imperdoáveis nesta Casa, e foram punidas exemplarmente : bilhete azul. Eis o motivo da placa afixada diante da rua : "estamos contratando".

Lauda Legal

Se você estiver pensando em preparar-se para concursos de tribunais, não deixe de conhecer a obra que Roberta Resende comenta hoje em nossa coluna. Trata-se de coletânea (3.000!) de questões extraídas de concursos, em que cada alternativa - e não só a correta - é comentada a partir do dispositivo legal em que se encontra a resposta. Clique aqui para lê-la e conheça "Como passar em concursos de tribunais! - Analista", organizada por Wander Garcia. Ao final, deixe seu nome no rol de inscritos para nosso tradicional sorteio. A Editora Foco gentilmente oferece um exemplar.

Operação Asafe

Os advogados que foram presos no MT na última semana durante a Operação Asafe, da PF, já estão soltos. No total foram soltos seis, entre eles Célia Cury, mulher do desembargador aposentado José Tadeu Cury. O ex-chefe de gabinete do magistrado, Jarbas Nascimento, também ganhou a liberdade. Outras duas pessoas haviam sido liberadas anteriormente : o advogado Max Weyze Mendonça e Ivone Reis Siqueira. A investigação que resultou na Operação foi determinada pela ministra Fátima Nancy Andrighi, do STJ.

Acesso

Em recente decisão, a juíza Adriana Delboni Taricco, da 5a vara Federal de Campo Grande/MS, concedeu ordem de segurança que garantiu o acesso de advogado aos autos de inquérito policial. O MS foi impetrado pelo advogado Rógerson Rímoli, do escritório Newley, Romanowski, Araújo & Guerra Advogados Associados. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas internacionais

Presença internacional

A seção "Ponto de vista", do jornal britânico BBC, veiculou texto do antigo embaixador do Brasil nos EUA e no Reino Unido, Rubens Barbosa, com a sua opinião acerca da crescente presença internacional do Brasil : "O que está claro é que a voz do Brasil deve ser ouvida cada vez mais alta no palco do mundo". Para ler o texto na íntegra, acesse o MI - Migalhas International. (MI - clique aqui)

Banido

O Conselho de Medicina britânico decidiu ontem proibir a atuação de um médico que alegou a ligação entre o autismo e a vacina de Sarampo tomada na infância. Quando essa pesquisa foi publicada, há doze anos, os pais britânicos abandonaram a vacina contra o sarampo, levando o ressurgimento da doença. As taxas de vacinação nunca se recuperaram e a cada ano ainda há surtos da doença no Reino Unido. Esta e outras no Migalhas International. (MI - clique aqui)

Pagamento

A mais alta corte alemã proibiu a companhia aérea irlandesa Ryanair de cobrar aos clientes do país a taxa entre 1,50 e 4 euros para pagamento com cartões de crédito. Para o Tribunal, ao cobrar as taxas, a companhia empurra aos clientes os custos das suas próprias obrigações legais. (MI - clique aqui)

Isento

Um Tribunal em Tokyo rejeitou ontem os pedidos de indenização feito por um grupo de chineses pela morte e o adoecimento de 44 pessoas depois de trabalhadores da construção civil causarem, em 2003, o vazamento de vários barris de gás venenoso, abandonados pelas tropas japonesas na 2ª Guerra Mundial. As vítimas chinesas pediam US$ 16 mi pelos danos. Para o Tribunal, o governo japonês não foi responsável pelo acidente. (MI - clique aqui)

Acordos

A União Europeia e o Brasil subscreveram dois acordos : um em relação à aeronáutica, sobre a convalidação das certificações para aeronaves, e, outro, no qual o país reconhece a UE como único ente jurídico para as negociações em reuniões bilaterais com cada país do grupo europeu. (LA - clique aqui)

Odebrecht

O governo do Equador mantém conversações com executivos da construtora brasileira Odebrecht para chegar a um acordo sobre o embargo de seus ativos em um conflito registrado em 2008. (LA - clique aqui)

Migalhas dos leitores - Made in China

"Repercutiram por anos a frase dita por Napoleão no início do século XIX : ´Quando a China despertar, o mundo vai tremer´ . Com apoio nesta legendária afirmativa, no início dos anos 70 surgiu um livro na França, que a reproduziu, dando ideia do que já ocorria no país, ainda sob os efeitos do maoísmo. Esse livro em três anos vendeu cerca de 65 edições, somente na língua francesa. Pena é que nenhum político ou nenhum estrategista, ou nenhum sociólogo ou, menos ainda, nenhum politólogo tenha tentado entendê-lo e praticá-lo. Na mesma época, pude já constatar em vários países africanos, também de língua francesa, o ingresso maciço de trabalhadores chineses nas suas fronteiras para, mediante salário famélico, construir obras públicas. Além disso, fortíssima presença das estatais chinesas oferecendo vantagens comerciais que até antes nunca haviam ocorrido por parte de empresas privadas ou púbicas de outros países. Por fim, no ano passado, foram convidados Presidentes e Primeiros Ministros de mais de trinta países africanos, de diferentes etnias, para uma reunião na China, que ocorreu com todas as pompas e com as despesas pagas pelos anfitriões. A mudança da tática, com a visão direta sobre o Brasil, é também parte da mesma estratégia, com outro enfoque : reduzir ou até acabar com a influência norte-americana ou europeia, ou mesmo asiática, na economia brasileira. Os efeitos políticos desse acontecimento deverão ser reexaminados por quem tenha interesse em políticas de longo alcance. Aliás, neste departamento, os chineses são os palmares da experiência mundial contemporânea. Não adianta querermos vender aos chineses ideias que não lhes são permeáveis ou aceitáveis ou digeríveis : eles são obstinados e têm planos concretos. Ainda sugiro que voltemos aos livros de Alain Peyrefitte para reavaliar o que nos reserva ou pode nos dar de surpresa no futuro não muito distante. São estes : Chine s´est éveillée : carnets de route de l´ère Deng Xiaoping ; Quand la Chine s´éveillera... le monde tremblera ; regards sur la voie chinoise. Cumprimento Migalhas pela síntese das notícias sobre a China, com muita lucidez redigidas, ao sabor das circunstâncias nacionais contemporâneas (Migalhas 2.392 - 24/5/10 - "Made in China II"). Abraços," Jayme Vita Roso

_____________

Posse

Tomaram posse ontem como desembargadores do TJ/SP os magistrados Jair Martins e Aben-Athar de Paiva Coutinho.

Quinto

Conforme informado ontem por Migalhas, a OAB/SP formou quatro listas sêxtuplas para preencher as vagas de desembargador que estão abertas no TJ/SP (clique aqui). Veja os nomes que integram as listas :

1ª - Adem Bafti, Antonio Riccitelli, Caio Luis de Paula e Silva, Marco Antonio Benassi, Mauro Abalen de Sant´Ana e Miguel Angelo Brandi Junior;

2ª - Alberto Gosson Jorge Junior, Heitor Estanislau do Amaral, Hedio Silva Junior, Leo Marcos Bariani, Patricia Rosset e Roseli Katsue Sakaguti;

3ª - Cesar Eduardo Temer Zalaf, Enio Moraes da Silva, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, Maria Helena Cervenka Bueno de Assis, Martha Ochsenhofer e Sandra Maria Galhardo Esteves; e,

4ª - Hugo Crepaldi Neto, José Carlos Costa Netto, Luiz Fernando Lobão Moraes, Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior, Pedro de Alcântara da Silva Leme Filho e Ricardo Nicolau.

Fachadas

Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Hoje, conheceremos a fachada de uma banca em Presidente Prudente/SP. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Novo nome

Situado em Manaus e com mais de dez anos de experiência, especializado em assessorar empresas nas diversas áreas do Direito, o Escritório de Advocacia CIES Natasja Deschoolmeester e Advogados Associados passa a se chamar Deschoolmeester e Menezes Advogados Associados. (Clique aqui)

Consumidor

Os advogados Carlos Suplicy Forbes e Diego Herrera Moraes, da banca Mundie e Advogados, assessoraram empresa do grupo SKY em um leading case do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, a negociar e a firmar TAC com a SDE/MJ. O TAC teve por objeto a produção e a veiculação do programa "CONSUMO COM AT!TUDE", cujo lançamento oficial ocorreu ao ensejo do Dia Internacional do Consumidor (15 de março). O programa, produzido pela produtora Estação 8, em tom educativo e acessível a todos, versa sobre temas relacionados ao consumo sustentável, educação ambiental e defesa do consumidor e teve sua estreia ontem. O programa é veiculado pelo canal 124 da SKY, de segunda à sexta-feira, das 0h às 2h, 7h às 9h e 12h às 14h. Além disso, o programa poderá ser assistindo na TV PROCON, assim como acessado pela internet. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Código da vida

"De há muito que acompanho a trajetória brilhante desse mestre de todos nós, que é Saulo Ramos, e aqui deixo a minha solidariedade às justas homenagens (Migalhas 2.392 - 21/5/10 - Clique aqui)." Luiz Rafael Mayer - escritório Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica

Consultor

O advogado e professor doutor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP Fernando Herren Aguillar passa a integrar o quadro de consultores do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados. Formado nas Arcadas, Aguillar é mestre pela Académie Européenne de Théorie du Droit, Bruxelas, Bélgica e tem pós-graduação em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da USP.

Capoeira Cidadã

O projeto Capoeira Cidadã - que tem como um dos diretores e fomentadores o criminalista Carlo Huberth Luchione, do escritório carioca Luchione Advogados - recebe hoje o Prêmio Atitude Cidadã, da Casa da Moeda do Brasil. Com a premiação, o projeto passa a contar com seu segundo patrocinador, já que a indústria farmacêutica Merk, por meio da Lei Rouanet, também apoia o projeto. O Capoeira Cidadã beneficia crianças e adolescentes da Cidade de Deus, na Zona Oeste do RJ, promovendo inclusão social por meio da capoeira, de aulas de reforço escolar e de profissionalização em artesanato (voltado para a capoeira). O projeto faz parte da área de responsabilidade social do escritório e conta com o engajamento pessoal do titular Carlo Huberth Luchione, seus sócios e associados.

Efeméride

Comemora-se hoje o Dia Nacional da Adoção, criado pela lei 10.447, de 9/5/02.

Migalhas dos leitores - Cátia Lungov

"Prezados migalheiros, o precoce passamento da desembargadora Cátia Lungov constitui-se em uma insubstituível perda para a Magistratura e, por corolário, para os jurisdicionados da Justiça do Trabalho (Migalhas 2.393 - 24/5/10 - "Falecimento"). Sua Excelência pautou sua vida profissional por dizer o melhor Direito, ainda que não agradasse às partes, aliás pouco se importando com isto. Competente, trabalhadora (mesmo com o câncer tomando suas já combalidas forças) não deixou nenhum julgamento em atraso, era uma paradigma para seus pares. Conosco, advogados, sempre nos respeitou, ouviu atentamente nossos pedidos e sustentações orais. Era muito franca, sem ´papas na língua´. Enfim não fará falta à Justiça do Trabalho, já está fazendo muita e, lamentavelmente, de maneira irreparável." José Augusto Rodrigues Jr.

Baú migalheiro

Há 61 anos, no dia 25 de maio de 1949, o STF negou MS requerido por Luiz Carlos Prestes contra o ato da Mesa do Senado Federal que considerou extinto seu mandato de senador em face da lei 211, de 17 de janeiro de 1948, e em virtude de ter sido cancelado o registro do Partido Comunista, sob cuja legenda foi eleito.

Sorteio

Analisando a teoria dos bens públicos no Direito brasileiro, o livro "Bens públicos, domínio urbano, infra-estrutura" (Fórum - 360p.), de Thiago Marrara, aborda temas fundamentais para a compreensão dos problemas de alocação de infraestruturas no território municipal. Confira mais sobre o assunto e concorra a um exemplar, gentil oferta do autor. (Clique aqui)

Sorteio II

Coordenada pelos professores Sérgio Campinho e Mauricio Menezes, da Faculdade de Direito da UERJ, a "Revista Semestral de Direito Empresarial - RSDE nº 5" (Editora Renovar - 442p.) reúne e divulga trabalhos relacionados ao Direito Empresarial. Concorra aos dois exemplares generosamente ofertados pelo escritório Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados, que patrocina a RSDE. (Clique aqui)

Lançamentos

Amanhã, acontece o coquetel de lançamento do livro "Poderes Investigatórios do Ministério Público nas Ações Coletivas" (Atlas - 201p.), do autor Gustavo Milaré Almeida. Os autógrafos serão dados na Livraria da Vila (rua Dr. Mário Ferraz, 414, SP), das 19h às 22h. (Clique aqui)

No próximo dia 31/5, acontece o lançamento do volume inaugural da "Revista de Direito Empresarial e Recuperacional", do INRE - Instituto Nacional de Recuperação Empresarial e da Editora Conceito Editorial, sob a coordenação de Nancy Andrighi, Carlos Henrique Abrão e Cristiano Imhof. O evento será no auditório da FECOMÉRCIO (rua Dr. Plínio Barreto, 285, 3º andar, SP), das 9h às 12h. (Clique aqui)

No próximo dia 1º/6, o autor Hamilton Quirino Câmara lança o livro "Condomínio Edilício - Manual prático com perguntas e respostas", da Editora Lumen Juris. O evento tem início às 18h, na Associação Brasileira dos Advogados do Mercado Imobiliário (av. Rio Branco, 135-504, RJ). (Clique aqui)

Migalhíssimas

Marcelo V. de Moura e Willie Cunha Mendes Tavares, advogados do escritório Pinheiro Neto Advogados, participam do evento "Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos Empresariais e nos Negócios", no dia 27/5, no auditório do escritório, no RJ.

O advogado Marcelo Leonardo, do escritório Marcelo Leonardo Advogados Associados, e Maurício Campos Júnior serão os palestrantes do segundo encontro do "Comitê Strategic Law", que acontece no dia 1º/6. O encontro terá como tema "Responsabilidade dos Administradores na Esfera Criminal".

A advogada Maria Vitória Tourinho Dantas, sócia do escritório Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados, participou, como palestrante, do seminário "PPP Américas 2010 - As Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Brasil e na América Latina: Desafios e Perspectivas", que ocorreu de 11 a 13/5 em Salvador, abordando o tema "Aspectos Institucionais de Renegociação dos Contratos e PPP".

Amanhã, a advogada Mariana Blanes, da Martinelli Advocacia Empresarial, palestrará na abertura do seminário "Aspectos Atuais do Direito do Consumidor", no Hotel Regina (rua Ferreira Viana, 29, RJ).

Mergers & Aquisitions

A Georgetown University Law CLE e a Lex Mercator International Education oferecem aos migalheiros uma palestra on-line exclusiva sobre "The Rebound of the Global Mergers and Acquisitions Market". A aula é gratuita e será ministrada dia 27/5, ao vivo, diretamente de Washington, pelo professor da Faculdade de Direito de Georgetown University, dr. Andrew Sherman, autor do livro "Mergers & Acquisitions: From A to Z", e advogado com especialidade no tema. Não perca a chance de participar, as vagas são limitadas. (Clique aqui)

Direito do Estado

O Instituto Brasileiro de Direito Público - IBDP realiza, de 26 a 28/5, em Salvador/BA, o "X Congresso Brasileiro de Direito do Estado". Entre os conferencistas, estão cinco autores da Editora Fórum, que enriquecerão o evento com as experiências adquiridas ao longo da carreira. Os participantes terão a oportunidade de adquirir as obras dos palestrantes, que estarão disponíveis na livraria do evento durante todos os dias do Congresso. (Clique aqui)

Mediação

A coordenadoria de Relações Internacionais da Direito GV, liderada pela professora Maria Lúcia Pádua Lima, organiza o curso de curta duração sobre "Dispute Resolution Course", com a professora Beth Schwartz, especialista da Fordham Law School, que acontece desde ontem até 28/5.

Contratos

No dia 26/5, terá início o curso de "Contratos" do Instituto de Direito da PUC-Rio. As aulas serão ministradas pelo professor Jeffrey Davis da University of Florida, às 11h. Mais informações, clique aqui.

Direito Previdenciário

A Editora Lex realiza o curso "Auxílio-Doença, Aposentadoria por Invalidez e Acidentes do Trabalho" em SP, no dia 29/5. (Clique aqui)

Recursos trabalhistas

A AASP - Associação dos Advogados de São Paulo realiza o curso "Recursos Trabalhistas" nos dias 31/5 e 1º/6, em SP. (Clique aqui)

Ponto eletrônico

O curso sobre "Sistema de Registro Eletrônico de Ponto - SREP" é organizado pela EPDS - Escola Paulista de Direito Social, em SP, no dia 1º/6. (Clique aqui)

Contabilidade

O seminário "A Nova Contabilidade Brasileira para Pequenas e Médias Empresas" é organizado pela FISCOSoft Editora, dia 1º/6, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

CPC

O IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais promove o seminário "O novo CPC: Velhas e Novas Tendências", a partir do dia 7/6, em MG. (Clique aqui)

Indenização

No dia 8/6, em SP, acontece o curso "Indenizações nas Relações de Trabalho", organizado pela Central Prática Educação Corporativa. Confira a programação e concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Investimentos estrangeiros

O escritório Miguel Neto Advogados Associados realiza o treinamento "Investimentos Estrangeiros no Brasil" no dia 14/6, no RJ. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Tarifa sobre carbono

O IGD - Instituto Geodireito realiza o seminário "Tarifa sobre Carbono: prepare-se para essa realidade" em SP, no dia 18/6. (Clique aqui)

Direito Ambiental

A Universidade Federal do Amapá realizará, no auditório do TJ/AP, o "III Seminário de Direito Ambiental e Políticas Públicas" com o tema "Questões ambientais e suas controvérsias" nos dias 31/5, 1º e 2/6.

Felizardos !

Evento : O advogado Danilo Lopes, do escritório Minhoto Advogados Associados, e Priscila Marto Valin, advogada da Monsanto do Brasil, foram os ganhadores das vagas-cortesia para o seminário "Responsabilidade civil e indenizações nas empresas", organizado pela Central Prática Educação Corporativa, no dia 27/5, em SP. (Clique aqui)

Sorteio de obra : Quem faturou a obra "Direito Tributário nas Súmulas do STF e STJ" (Atlas - 260p.), de Hugo de Brito Machado Segundo, foi Juliana Rodrigues da Silva, do Grupo Pão de Açúcar, de Carapicuíba/SP. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Machado de Assis

Eça de Queirós

Euclides da Cunha

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

MG/Aiuruoca
MG/Alvinópolis
MG/Antonio Dias
MG/Gonzaga
MG/Jaboticatubas
MG/Mantena
MS/Cassilândia
MT/Diamantino
MT/Juína
MT/Vila Bela da Santíssima Trindade
RO/Guajará-mirim

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"U.S. Is Said to Expand Secret Military Acts in Mideast Region"

The Washington Post - EUA

"Administration torn on getting tough with BP"

Le Monde - França

"Le conflit entre les deux Corées inquiète Pékin et Washington"

Corriere Della Sera - Itália

"Il governo: ora sacrifici duri"

Le Figaro - França

"Les plans de rigueur se multiplient en Europe"

Clarín - Argentina

"El Colón reabrió con una fiesta brillante"

Público - Portugal

"Austeridade trava prémios e avanço na carreira a 45 mil funcionários"

El País - Espanha

"Cuatro cajas se unen para crear el quinto grupo financiero español"

Die Welt - Alemanha

"US-Regierung droht BP wegen Ölpest"

The Guardian - Inglaterra

"2,000 more academies in coalition plan"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Ministros pedem que Lula vete reajuste de 7,7% a aposentados"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Irã formaliza acordo e isola EUA"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Luz é mais cara para pagar usina poluidora"

O Globo - Rio de Janeiro

"Área econômica pede a Lula veto a reajuste de aposentado"

Estado de Minas - Minas Gerais

"BH deve obrigar bares a instalar toldo acústico"

Correio Braziliense - Brasília

"Atos de uma tragédia"

Gazeta do Povo - Paraná

"Lula vai vetar fim do fator previdenciário"

Zero Hora - Porto Alegre

"MEC cria provão para avaliar professores"

O Povo - Ceará

"Petistas ignoram Cid e lançam Pimentel ao Senado"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Governo reage à guerra de gangues"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· Do Val, Pereira de Almeida, Ciaglia e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fenyo e Cunha Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva e Advogados Associados
· Ferreira Pinto e Cordeiro Advogados Associados
· Fialdini Penna Tilkian Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gaudêncio, McNaughton & Prado Advogados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda & Assis Brasil - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Kachan, Sinotti e Kachan Advogados
· Keppler e Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manucci Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matheus Advogados Associados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nemer Caldeira Brant Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newley, Romanowski, Araújo & Guerra Advogados Associados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires de Oliveira Dias, Zürcher e Ribeiro Filho | Advogados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saeki Advogados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sartori, Gonzalez & Sampaio Sociedade de Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Veirano Advogados
· Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· A.J. Pacífico, Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Anna Luiza Ferreira
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque & Roitman Advogados Associados
· Alcoforado Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Borges de Paula Advocacia e Consultoria
· Bornholdt Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Antunes Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz, Pessoa e Alvarenga Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Camargos, Giostri Advogados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Rahal Benedetti Sociedade de Advogados
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cascione e Pulino Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Colonhese Sociedade Advogados
· Cosso Advogados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Curi Advogados Associados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Dauro Dórea & Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Paula Santos Advogados
· Deschoolmeester e Menezes Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TOTVS - BCS Sisjuri
· TWT INFO
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Aprobatum
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· Branco Consultores Tributários
· CEMEC - Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cescomex - Treinamento Empresarial
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· COAD - Centro de Orientação, Atualização e Desenvolvimento Profissional
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo Jurídico Damásio de Jesus - CJDJ
· CPF Cursos
· Direito GV
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Lumen Juris
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· FACAMP - Faculdades de Campinas
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Genialis Software
· Griffon Serviços Associados
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IGD - Instituto Geodireito
· INRE - Instituto Nacional de Recuperação Empresarial
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Público - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Geraldo Ataliba - IDEPE Instituto Internacional de Direito Público e Pesquisa Empresarial
· Instituto Ling
· IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas LTDA.
· Lex Mercator International Education
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· LexNews Data Mining Recorte Eletrônico de Diários Oficiais
· Malheiros Editores Ltda.
· MBA Treinamentos
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· Polis Educacional
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas