MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Saúde Pública: Confirmado primeiro caso de coronavírus no Brasil
Saúde

Saúde Pública: Confirmado primeiro caso de coronavírus no Brasil

Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro.

Da Redação

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Atualizado em 27 de fevereiro de 2020 07:02

Na manhã desta quarta-feira, 26, o ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus (Covid-19) no país. Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. No momento, há vinte casos suspeitos da doença no país.

Ministério da Saúde convocou coletiva de imprensa para tratar do assunto. Veja como foi:

Ao retornar da viagem, o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza). Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira, 24, o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus.

Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.

De acordo com o Ministério da Saúde, no mundo, já foram registrados mais de 80,2 mil casos do coronavírus em 34 países. Foram registradas 2,7 mil mortes causadas pela doença, sendo que os casos mais graves são aqueles que afetam pessoas com mais de 60 anos.

Estado de saúde

De acordo com o hospital Albert Einstein, o paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, "permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias. A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele".

Com a confirmação, a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária deu início aos procedimentos padrões, solicitando à companhia aérea a lista de passageiros para identificar as pessoas que estiveram no mesmo voo procedente da Itália.

Lei

No dia 7 de fevereiro, Bolsonaro sancionou a lei 13.979/20, que estabelece medidas de enfrentamento do novo coronavírus no território brasileiro. A norma objetiva proteção à coletividade e prevê quarentena e isolamento a brasileiros que retornaram da China, epicentro da epidemia do vírus.

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas