INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 6.200

MIGALHAS nº 6.200

Segunda-Feira, 6 de outubro de 2025 - Migalhas nº 6.200.
Fechamento às 07h15.


"Deve a gente trabalhar para viver e não para matar-se!"

Aluísio Azevedo

Migalhas de Hoje

Falar de trabalho diante do nosso amado Diretor de Migalhas é tarefa arriscada. Exigente como poucos, ele não perdoa erro de digitação, quem dirá erro de jornada. Ainda assim, arriscamo-nos. Afinal, até as migalhas precisam bater ponto.

Pejotização em cena

O STF abre hoje as cortinas para debater, em audiência pública, a chamada pejotização. Ministro Gilmar Mendes conduz o encontro com a precisão de um maestro - entre a liberdade do artista e a partitura da CLT. Ao vivo. (Clique aqui)

O compasso do trabalho

Enquanto o ministro Gilmar afinava os instrumentos, o presidente do TST, Vieira de Mello Filho, advertia: há processos que tentam subir ao palco antes da hora. (Clique aqui)

Fique de olho!

O Supremo busca harmonia. O ministro Edson Fachin prepara o próximo ato, com julgamentos sobre o trabalho diante da automação e os direitos dos idosos em planos de saúde. (Clique aqui)

Fiat lux

Em meio ao surto de intoxicação por metanol, chegamos à história da advogada Andreia Mara Vicente. Aos 21 anos, perdeu a visão após beber um drinque adulterado. Em vez de escuridão, encontrou luz: estudou, formou-se em Direito e fez da dor o combustível da superação. (Clique aqui)

Citação eletrônica

O CNJ decidiu: nas citações eletrônicas da Fazenda Pública, o prazo começa a correr no quinto dia útil após a leitura. Se ninguém abrir, o tempo corre sozinho. Justiça digital tem dessas: não dorme, apenas carrega no automático. (Clique aqui)

Reforma administrativa

Foi apresentado na semana passada o conjunto de textos legislativos (PEC, PL e PLC) que formam a proposta de reforma administrativa. (Clique aqui)

Celebração

O STJ se prepara para celebrar, na quarta-feira, o ministro Ribeiro Dantas, que completa dez anos de toga e serenidade. (Clique aqui)

Siga conosco

Continue a leitura, migalheira. Nós aqui, entre temas árduos e histórias luminosas, tentamos não errar a vírgula, porque, como bem sabe o amado Diretor, no Migalhas até o trabalho tem ritmo, e a Justiça, quando bem narrada, soa quase como poesia.

Ficha limpa

Rede Sustentabilidade pediu ao STF a suspensão da LC 219/25, que altera a lei da ficha limpa. (Clique aqui)

De juiz a réu

1ª turma do STF formou maioria para manter ação penal por calúnia contra Sergio Moro, após o ex-juiz insinuar em vídeo que Gilmar Mendes "vende habeas corpus". (Clique aqui)

ITBI

STF iniciou o julgamento de recurso sobre a imunidade do ITBI na integralização de capital social. Fachin e Moraes votaram pelo reconhecimento incondicionado da imunidade, afastando a restrição a empresas do setor imobiliário. (Clique aqui)

Altura mínima

STF decidiu que a exigência de altura mínima em cargos da segurança pública só é válida se prevista em lei e nos parâmetros do Exército, de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres. (Clique aqui)

Vai a plenário físico

Ministro Fachin pediu destaque no julgamento que avalia se empresas de transporte de valores devem considerar todos os empregados no cálculo das cotas de PcDs e jovens aprendizes. (Clique aqui)

Prescrição

STJ arquiva processo contra Victor Chaves, da dupla Victor & Leo, por prescrição em caso de agressão à ex-esposa grávida em 2017. (Clique aqui)

Transporte para o tráfico

Rapper P. Diddy foi condenado a quatro anos de prisão pelo crime de transporte para prostituição. (Clique aqui)

Fonte confiável

Há 25 anos, Migalhas é o ponto de encontro da comunidade jurídica - um espaço de debate, reflexão e informação de qualidade. Em meio a tantas falsificações e adulterações que circulam por aí, este nosso impoluto rotativo segue oferecendo notícia pura, sem mistura e com procedência comprovada. Apoiar o Migalhas é garantir que o Direito continue sendo servido em taça de cristal - com aroma de civilidade, corpo de democracia e final elegante de liberdade de imprensa. (Clique aqui)


Correspondentes Migalhas


Proveitos da lei Rouanet

Justiça do RJ determinou que Ratinho se retrate publicamente por acusar Chico Buarque de se aproveitar de recursos da lei Rouanet. Juiz destacou que a liberdade de expressão não autoriza a divulgação de informações falsas e ordenou retificação nos mesmos meios de divulgação. (Clique aqui)

Caso Miguel, novos capítulos

Luana Piovani prestou depoimento em audiência da ação movida por Sari Corte Real, ex-patroa da mãe do menino Miguel. Sari pede indenização por danos morais em razão de publicações feitas por Piovani nas redes sociais sobre o caso que chocou o país em 2020. (Clique aqui)

Migas

STF julgará se Estados podem liberar caça a animais exóticos invasores. (Clique aqui)

TST equipara atividade de bailarina à de atletas e responsabiliza Beto Carrero por acidente com dançarina. (Clique aqui)

TST valida turnos de revezamento de motoristas com jornada de 8 horas. (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas.

Akel Advocacia e Consultoria Akel Advocacia e Consultoria
Albuquerque Melo Advogados Akel Advocacia e Consultoria
ALDS Advogados Associados Alex Santana Advocacia

  • Colunas

Migalhas Notariais e Registrais

Jean Mallmann destaca que o provimento CNJ 195/25 exige do registrador não só requisitos formais, mas análise jurídica. (Clique aqui)

Migalhas de Direito Médico e Bioética

Karin Cristina Bório Mancia discute a inclusão das cooperativas médicas na recuperação judicial, destacando impactos econômicos e sociais do setor de saúde. (Clique aqui)

Leitura Legal

Eudes Quintino de Oliveira Júnior analisa o parto anônimo e o direito à identidade da criança, refletindo sobre abandono, empatia pela mãe e a necessária proteção ao recém-nascido. (Clique aqui)


  • Migalhas de peso

- "Isenção até R$ 5 mil e tributação de dividendos: Os cenários possíveis para a reforma do Imposto de Renda", por Jaqueline Fressato (Regina Beatriz Tavares da Silva Sociedade de Advogados). (Clique aqui)

- "Dissolução parcial de sociedade e apuração de haveres: O STJ reafirma critérios no REsp 2.063.134/MG", por Clara Carrocini Tamaoki (Borghi Kalil Kotsifas). (Clique aqui)

- "Os servidores tem razão em se preocupar com a reforma administrativa?", por Jean P. Ruzzarin (Cassel Ruzzarin Advogados). (Clique aqui)

- "A relativização da coisa julgada na improbidade administrativa e seus efeitos: Reflexões a partir do Tema 309 do STF", por Rafael de Alencar Araripe Carneiro, Carlos Alberto Rosal de Ávila, Pedro Victor Porto Ferreira e Lorena Xavier Corrêa Rodrigues (Carneiros Advogados). (Clique aqui)

- "Cobranças de dívidas: Formas e distinções - cobrança e monitória", por Lucas Peron (Mazzotini Advogados Associados - MAA). (Clique aqui)

- "Concurso público: STF estabelece padrão único para avaliação de altura em todos os concursos da área de segurança", por Ricardo Fernandes e Ana Paula Gouveia Leite Fernandes (Fernandes Advogados). (Clique aqui)

- "KPIs para uma gestão de contratos orientada por dados", por Bruno Doneda (Contraktor). (Clique aqui)

- "Isenção de IPI para pessoa com autismo que recebe BPC", por Gustavo Pires Maia da Silva (Homero Costa Advogados). (Clique aqui)

- "Licença-maternidade pode chegar a oito meses: Impactos para mães e empresas", por Tatiana Sant'Anna (Bruno Durão Advocacia). (Clique aqui)

- "Dia das Crianças: Mais que presentes, o futuro que se constrói no afeto e no dever", por Andréa Arruda Vaz (Andréa Arruda Vaz Advocacia). (Clique aqui)

- "A publicidade institucional não foi proibida pelo STJ: Entenda o que a Corte realmente decidiu", por Everson Alves dos Santos (ABRADEP). (Clique aqui)

- "A Suprema Corte dos EUA e a IEEPA: Impactos para exportadores brasileiros", por Welber Barral (Barral, Parente e Pinheiro Advogados). (Clique aqui)

- "Comentários ao anteprojeto do Código de Processo do Trabalho: Do agravo interno (art. 966)", por Bruna de Mello (Pereira Advogados). (Clique aqui)

- "Quão difícil é conseguir um Green Card como um profissional liberal?", por Mara Pessoni (Witer, Pessoni & Moore an International Law Corporation). (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas

Albuquerque Melo Advogados Algranti e Mourão Advogados Associados
Almeida Alvarenga Advogados Almeida Guilherme Advogados Associados
Almeida Prado Advogados Almeida Santos Advogados

Evento MIgalhas


Top Lawyers 2025

Escritório Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados está novamente entre os destaques da consagrada publicação "Top Lawyers", dedicada aos mais conceituados escritórios de advocacia do Brasil. Última chance de participar com a sua banca. (Clique aqui)

Nova fase

Comemorando 15 anos de atuação, Vivacqua Advogados iniciou uma nova etapa ao transferir sua sede no Rio de Janeiro para o tradicional Edifício Presidente Wilson, no Centro da cidade. O escritório também anuncia a chegada de Eduardo Domingos, que passa a integrar a sociedade. (Clique aqui)

Investimento

JBS investirá US$ 70 milhões nos próximos dois anos na produção de frangos no Paraguai. O anúncio foi feito dia 2/10, durante visita do presidente paraguaio Santiago Peña à unidade da Seara em Dourados/MS.

Falecimento

Faleceu, aos 96 anos, no último dia 1º/10, o advogado José Oscar Pelucio Pereira (OAB/DF 327). Formado pelas Arcadas (Turma 125), construiu trajetória marcada pela defesa dos trabalhadores e da democracia. Nos governos JK e João Goulart, teve papel relevante como procurador da superintendência da reforma agrária. Radicado em Brasília desde 1960, foi perseguido pela ditadura militar, e manteve atuação firme, de engajamento social e solidariedade. Ao longo da vida profissional, recebeu diversas condecorações em reconhecimento à sua contribuição para o Direito e para a sociedade. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 60 anos, em 6 de outubro de 1965, o presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, primeiro mandatário do regime militar instaurado em 1964, encaminhou ao Congresso Nacional um conjunto de medidas que visavam endurecer ainda mais o regime ditatorial. A proposta incluía alterações constitucionais que restringiam direitos políticos e ampliavam os poderes do Executivo, especialmente no que se referia à cassação de mandatos e à suspensão de garantias constitucionais. Esse movimento preparava o terreno para a edição do AI-2 (Ato Institucional nº 2) que aboliu os partidos políticos existentes, instituiu eleições indiretas para a presidência da República e consolidou a repressão política. (Compartilhe)


Sorteio

A obra "Prescrição Intercorrente" (Thoth Editora, 150p.), escrita por Marco Vanin Gasparetti (FKG - Forbes, Kozan e Gasparetti Advogados), com prefácio de Cassio Scarpinella Bueno e apresentação de Alexandre Freitas Câmara, aborda a prescrição intercorrente, que extingue o processo e o direito material por paralisação prolongada. Concorra a um exemplar! (Clique aqui)

Novidades

A 2ª edição de "Delegado de Polícia e o Direito Criminal", de Francisco Sannini, publicada pela Editora Mizuno, chega ao mercado como uma obra indispensável para quem deseja compreender a atuação do delegado de polícia no contexto jurídico brasileiro. (Clique aqui)

Murayama, Affonso Ferreira e Mota Advogados divulga série de estudos sobre as mudanças introduzidas pela reforma tributária do consumo. Nesta edição, o escritório aborda as regras relativas à incidência da CBS e do IBS no Reporto e no Reidi, conforme disciplinado pela LC 214/25. (Clique aqui)

Cescon Barrieu Advogados divulgou informe "Planejamento Patrimonial e Sucessório | Família e Sucessões" sobre "Tributação Mínima da Renda aprovada na Câmara: o que muda e como se preparar". (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, às 9h55, na OAB/DF, Lívia Barboza Maia, de Denis Borges Barbosa Advogados, palestrará sobre "Patentes" no "II Congresso Brasileiro de Direito da Moda da OAB/DF".

Amanhã, às 11h, Ana Tereza Basilio, de Basilio Advogados e presidente da OAB/RJ, profere a palestra de abertura do "Treinamento Permanente em Direito Civil" com o tema "Contrato de Opções", pelo canal do YouTube "Mentoria OABRJ", clique aqui.

Dia 9/10, às 9h, Tortoro, Madureira e Ragazzi Sociedade de Advogados realiza, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, o evento "Inteligência Artificial: Aplicação da LGPD sobre o uso da IA". Suzana Maria Pimenta Catta Preta Federighi é palestrante do evento. Vagas limitadas. Inscrições, clique aqui.

Laís de Figueirêdo Lopes, de Szazi, Bechara, Storto, Reicher e Figueirêdo Lopes Advogados, será professora no "Curso de Legislação do Terceiro Setor", promovido pela ESA/BA em parceria com o OSC Legal Instituto. O curso é voltado a profissionais e estudantes interessados em compreender os aspectos jurídicos e práticos das organizações da sociedade civil. As aulas acontecem dias 14, 16, 21, 23, 28 e 30/10, das 18h30 às 21h30, no formato online. Inscrições, clique aqui.

Fabio Brun Goldschmidt, de Andrade Maia Advogados, será homenageado com o título de "Cidadão Paulistano", em solenidade promovida pela Câmara Municipal de São Paulo, dia 21/10, às 18h30. (Clique aqui)

Dia 25/9, Henrique Tunes Massara, de Cunha Pereira e Massara - Advogados Associados, ministrou treinamento para servidores da prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG sobre "Assédio Moral e Sexual no ambiente de trabalho". (Clique aqui)

A rede multilateral que integra escritórios de destaque em diversas jurisdições lusófonas esteve no Brasil com eventos em SP e Brasília. Dia 30/9, Manesco Advogados recebeu a comitiva para evento na sede do escritório. (Clique aqui)

Machado Meyer Advogados, em parceria com a BEE4 e a Brasilpar, realizou recentemente o evento "Resolução CVM 232 - O novo caminho de acesso ao mercado de capitais para PMEs". (Clique aqui)

Constituinte

Comissão de Direito Constitucional do IAB promove hoje, às 16h, evento em homenagem aos constituintes. A iniciativa presta tributo a Ulysses Guimarães, Bernardo Cabral, Miro Teixeira, Aldo Arantes, Vivaldo Barbosa e Nelson Jobim. O encontro terá transmissão ao vivo pela TVIAB no YouTube. (Clique aqui)

Nanismo

AASP promove no dia 22/10, às 17h, o evento "Nanismo e Sociedade: Quebrando Padrões, Ampliando Horizontes - Voxzogo". Confira a programação completa e faça sua inscrição. (Clique aqui)

Regulação nacional e internacional

FGV Direito Rio promoverá, entre os dias 8 e 23/10, 3a edição da "Regulation Week". A série de encontros acontecerá no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Washington D.C. (EUA), reunindo especialistas, líderes governamentais, juristas brasileiros e estrangeiros e profissionais de diferentes setores regulados, em torno dos principais aspectos da regulação nacional e internacional. (Clique aqui)

Viva!

O ganhador da obra "Open Finance: Sistema Financeiro Aberto - Regulamentação Jurídica Comentada" (Quartier Latin, 448p.), escrita por Daniel H.C. Alvarenga e com prefácio de Rossano Maranhão, é Leandro Soler Martins de Oliveira Cardoso Santos, de Botucatu/SP. (Clique aqui)


Mural Migalhas - Oportunidade de trabalho

Sempre que se busca uma cidade no site Migalhas, procurando-se um correspondente jurídico, e não se encontra, o sistema nos avisa e, aí, nasce uma oportunidade. Ei-la abaixo, atualizada diariamente: é o rol de cidades nas quais há emergente necessidade de um profissional, mas não há, ainda, nenhum migalheiro cadastrado:

CE/Coreaú
GO/Santo Antônio do Descoberto
MG/Buenópolis
MG/Vazante
SP/Getulina

Se você quer se candidatar para eventualmente atender quem procura, clique aqui.


Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas

CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados

Migalhas Clipping

CartaCapital
"Vale ouro"

Veja
"O Leão Camarada"

The New York Times - EUA
"As Shutdown Grips U.S., Parties Mostly Shrug"

The Washington Post - EUA
"Fumble recovery toward ecstasy"

Corriere della Sera - Itália
"Trump, ultimatum a Hamas"

Le Figaro - França
"Avant la tempête, Lecornu joue la continuité"

Clarín - Argentina
"Espert no soportó la presión, se bajó de la candidatura y lo reemplaza Santilli"

El País - Espanha
"El PSOE pisa los talones al PP como primera fuerza política"

Público - Portugal
"Maternidade custou o emprego a duas mil mulheres em Portugal num só ano"

Die Welt - Alemanha
"'Wischi-Waschi-Wehrpflicht'? Union und SPD sind einig"

The Guardian - Inglaterra
"Alarm over minister's plan to give police more anti-protest powers"

O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Avanço desordenado da energia solar causa crise financeira e risco de apagão"

Folha de S.Paulo - São Paulo
"Sob Trump, economia dos EUA desacelera sem elevação do desemprego"

O Globo - Rio de Janeiro
"Dois meses de tarifaço geraram efeito menor do que o esperado"

O Estado de Minas- Minas Gerais
"Três alvos no topo da lista dos procurados em Minas"

Correio Braziliense - Brasília
"CNU tem abstenção de 42,8% na primeira etapa das provas"

Zero Hora - Porto Alegre
"Inadimplência cresce mais entre idosos no RS, com aumento de 26,3% em cinco anos"

Jornal do Commercio - Pernambuco
"Casos sobem e levam Brasil à importação emergencial de anticorpo para metanol"

Atualizado em: 6/10/2025 07:21

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR