Migalhas de Peso

Evite multas e embargos com defesa ambiental técnica

Este artigo explica como funciona o processo administrativo ambiental, os erros mais comuns na defesa e como um assessoramento especializado pode evitar multas, embargos e outras penalidades severas.

29/6/2025

O avanço da fiscalização e a necessidade de resposta técnica

Com a intensificação da fiscalização ambiental no Brasil, cresce o número de produtores rurais, empresas e empreendimentos autuados por infrações à legislação ambiental. Em muitos casos, essas autuações são emitidas automaticamente com base em dados remotos, como imagens de satélite, sem considerar a realidade operacional da propriedade.

Essa tendência tem gerado insegurança jurídica e penalidades indevidas, exigindo uma resposta técnica e jurídica qualificada desde o início do processo. A atuação defensiva, quando bem estruturada, pode resultar na anulação de autos de infração, na mitigação de penalidades e na manutenção da regularidade da atividade produtiva.

O que é um processo administrativo ambiental?

O processo administrativo ambiental é um procedimento formal instaurado pelo Poder Público para apurar eventuais infrações à legislação ambiental vigente. Geralmente, inicia-se com a lavratura de um auto de infração por agente fiscal ou com base em monitoramento remoto ou denúncias.

Tem como finalidade a responsabilização administrativa do infrator, conforme previsto na lei 9.605/1998 (lei de crimes ambientais) e no decreto 6.514/08, podendo acarretar multas, embargos, interdições e outras sanções.

Quais órgãos podem aplicar sanções?

O processo pode ser instaurado por diversos entes da Administração Pública ambiental:

Cada um possui regimentos próprios, mas todos estão submetidos aos princípios constitucionais do contraditório, ampla defesa, legalidade e devido processo legal.

Motivos mais comuns de autuação

As principais infrações que levam à instauração de processos administrativos incluem:

Etapas de um processo administrativo ambiental

Sanções possíveis em casos de condenação

Como apresentar uma defesa técnica eficiente

A resposta à autuação deve ir além da contestação genérica. Uma defesa consistente exige:

Erros comuns que devem ser evitados

E se a penalidade for mantida?

Caso o processo administrativo se encerre com a manutenção da penalidade, ainda é possível:

Conclusão

Processos administrativos ambientais devem ser enfrentados com seriedade, estratégia e apoio técnico-jurídico desde o início. A forma como se responde à autuação pode definir se a penalidade será revertida, reduzida ou aplicada integralmente.

A defesa bem construída, com base em argumentos legais, documentos e provas técnicas, é o caminho mais seguro para preservar os direitos do autuado e garantir a continuidade das atividades econômicas com respaldo jurídico.

Tiago Martins
Advogado e Professor de Direito Ambiental com maior atuação no contencioso cível, administrativo e penal ambiental, além prestar consultoria e assessoria ambiental.

Adivan Zanchet
Advogado e professor especialista em Direito Ambiental pela Escola Verbo Jurídico, e em Direito Agrário e do Agronegócio, pela FMP - CEO do Escritório Martins Zanchet

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025