Migalhas de Peso

Como evitar fraudes ou golpes ao vender online?

Vender produtos online, especialmente em nichos como eletrônicos, expõe os vendedores a riscos constantes de fraudes e golpes.

17/12/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Desconfie de compras suspeitas

O primeiro passo é confiar em seu instinto. Independentemente do tamanho da sua empresa, é crucial monitorar diariamente as vendas e estar atento a transações que pareçam fora do padrão. O que seria considerado fora do padrão? Compras realizadas por clientes com nomes incomuns, quantidades elevadas de produtos adquiridos por uma única pessoa, especialmente produtos visados, perguntas ou mensagens incomuns, solicitações de alteração de endereço, entre outros.

Utilize o sistema a seu favor

Se o seu ERP, hub ou outro sistema de integração permitir, configure alertas para terceiras e subsequentes compras de um mesmo cliente, assim como para pedidos com o mesmo endereço de entrega. Além de facilitar o remarketing da sua empresa, essa prática ajuda a filtrar possíveis fraudes, como desvios de mercadoria ou cancelamentos fraudulentos.

Cuidado especial com a embalagem

Evite ao máximo enviar produtos na embalagem original, pois isso pode atrair a atenção de pessoas mal-intencionadas que possam violá-los. É recomendável enviar todos os produtos em sacos com lacres de segurança. Em casos onde isso não seja possível, utilize fitas de segurança adequadas. Produtos altamente cobiçados, como celulares, videogames, produtos da JBL, Apple, entre outros, nunca devem ser enviados expostos ou com a identificação clara do conteúdo.

Utilize câmeras e balanças

Mesmo seguindo todos os passos acima, fraudes ainda podem ocorrer. Para se proteger, documente com fotos ou vídeos o processo de embalagem dos produtos, incluindo o uso de lacres e fitas de segurança. É recomendável também registrar o peso dos pacotes. Essas evidências serão fundamentais em situações de disputa, seja através da plataforma de vendas, seja em processos judiciais, para comprovar a integridade e a boa-fé da sua empresa.

Autor

Gustavo Henrique de Oliveira Tigre Advogado Especialista em Direito Digital e Direito do Consumidor | Referência na proteção de E-commerces e Marketplaces

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos