Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Responsabilidade Civil"

Não deixe de concorrer a um exemplar do título Responsabilidade Civil" (Saraiva - 11ª edição – 1.042p.), de Carlos Roberto Gonçalves. Boa sorte !

1/3/2010


Sorteio de obra

Com ampla acolhida junto ao público de operadores jurídicos e acadêmicos a obra "Responsabilidade Civil" (Saraiva - 11ª edição – 1.042p.), de Carlos Roberto Gonçalves, que em suas edições anteriores já se consagrara como marco na matéria que lhe empresta título, encontra-se totalmente reformulada em face do novo Código Civil brasileiro (Lei n. 10.406, de 10-1-2002).

Nesta versão, foram abordadas as principais alterações impostas pelo advento do novo diploma, todas elas examinadas com minúcia, tais como a redução do prazo prescricional da ação de reparação de danos; a responsabilidade subsidiária e mitigada nos casos de incapacidade; a regulamentação dos direitos da personalidade; a possibilidade de o juiz decidir por eqüidade quando houver expressiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano; a responsabilidade objetiva, independentemente de culpa dos pais, tutores, empregadores, donos de escolas e hotéis; a disciplina do abuso do direito, entre outras.

Vários assuntos não regulamentados no novo Código, como o dano moral; a responsabilidade de profissionais liberais, bancos e instituições financeiras, shopping centers e estabelecimentos similares; e a responsabilidade civil das pessoas jurídicas de Direito público, foram também significativamente ampliados e atualizados, com base não só na moderna doutrina, mas também na jurisprudência mais recente.

Novos capítulos foram introduzidos como os referentes à responsabilidade civil na Internet e nas atividades esportivas. A parte que trata da responsabilidade civil automobilística foi atualizada com base no vigente Código de Trânsito Brasileiro e ilustrada com farta jurisprudência, tendo sido dada especial atenção ao problema com a harmonização do novo diploma com o Código de Defesa do Consumidor, mormente no que toca aos prestadores de serviços, como os transportadores em geral.

Cumpre destacar, ainda, a ampla abordagem dispensada ao dano moral, que foi analisado sob todos os seus aspectos, desde a legitimidade ativa para se pleitear a reparação até a sua caracterização e quantificação.

Assim, espera-se oferecer ao leitor uma obra mais completa possível, rigorosamente atualizada e perfeitamente afinada com os novos rumos da responsabilidade civil.

Sobre o autor :

Carlos Roberto Gonçalves é desembargador do TJ/SP, mestre em Direito Civil pela PUC/SP e professor no Complexo Jurídico Damásio de Jesus - CJDJ.

_______________

 Ganhadora :

Laísa Faustino, advogada do escritório Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica, de São Paulo/SP

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025