Migalhas Quentes

CNMP - Proposta de resolução cria o cadastro de membros do MP

O corregedor nacional do MP, conselheiro Sandro Neis, apresentou na sessão dessa terça, 31 de maio, proposta de resolução que cria o cadastro de membros do Ministério Público. O cadastro terá informações pessoais e funcionais de promotores e procuradores de todas as unidades do MP, incluindo informações relativas à residência na comarca ou à existência de autorização para residência em outro local, exercício de magistério ou da advocacia, histórico de designações, progressão funcional, elogios e punições administrativas, além do registro de procedimentos administrativos e processos judiciais em desfavor do membro do MP, entre outras informações.

1/6/2011


Dados

CNMP - Proposta de resolução cria o cadastro de membros do MP

O conselheiro Sandro Neis, corregedor nacional do MP, apresentou na sessão de ontem, 31, proposta de resolução que cria o cadastro de membros do MP. O cadastro terá informações pessoais e funcionais de promotores e procuradores de todas as unidades do MP, incluindo informações relativas à residência na comarca ou à existência de autorização para residência em outro local, exercício de magistério ou da advocacia, histórico de designações, progressão funcional, elogios e punições administrativas, além do registro de procedimentos administrativos e processos judiciais em desfavor do membro do MP, entre outras informações.

Na justificativa, o corregedor nacional explica que o MP ainda é carente de dados relacionados ao número, qualificação e distribuição dos seus membros. Os mecanismos de registro das informações cadastrais e funcionais de procuradores e promotores também precisam de aprimoramento. "Várias atribuições constitucionais do CNMP, na esfera do controle administrativo e funcional, não podem ser exercidas na sua máxima potencialidade, por ausência de informações mais completas acerca dos membros e das unidades do MP", diz o texto.

O cadastro será gerenciado pela Corregedoria Nacional, via sistema desenvolvido pelo CNMP. A alimentação será feita pelas Corregedorias Gerais e pelos próprios membros do MP. As informações relativas ao exercício do magistério e à residência fora da comarca, por exemplo, deverão ser atualizadas por procuradores e promotores no início de cada semestre e sempre que houver alteração na situação jurídica.

Os dados do cadastro poderão ser utilizados pelo CNMP para fins de desenvolvimento de indicadores e perfis da instituição e de seus membros, nos procedimentos em curso no Conselho, para fins de contato com os membros do MP, entre outros usos. A proposta de resolução prevê o sigilo e a segurança dos dados pessoais e registros funcionais dos membros.

Os interessados podem enviar sugestões e emendas ao texto no prazo de 15 dias.

Veja abaixo a íntegra da proposta.

______

______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025