Migalhas Quentes

Especialista critica anteprojeto do novo CDC

Segundo o jurista Luiz Rodrigues Wambier, um dos maiores problemas é a fórmula proposta para o cálculo de honorários em ações coletivas.

14/6/2012

O CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social promoveu ontem, 13, em SP, um seminário científico sobre ações coletivas e direito do consumidor. Com o tema "Análise das ações coletivas à luz do anteprojeto de lei que altera o CDC", o evento reuniu os pesquisadores Nelson Nery Jr. e William Crampton, além dos professores Roberto Pfeiffer e Kazuo Watanabe, que representaram a comissão de juristas responsável pela redação do novo CDC.

O jurista Luiz Rodrigues Wambier, advogado do escritório Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica também participou do debate. Segundo ele, um dos maiores problemas é a fórmula proposta para o cálculo de honorários advocatícios em ações coletivas. "Há uma absoluta desproporção em se fixar uma fórmula ainda mais severa do que aquela instituída no processo individual para calcular os honorários no processo coletivo", comenta.

Wambier lembra que, no processo individual, a regra fala em honorários variando entre 10% e 20% da condenação. No entanto, de acordo com o anteprojeto de lei que altera o CDC, os honorários advocatícios passam a ser de "porcentagem não inferior a 20%" da condenação. "Não há nenhuma justificativa para isso, a não ser o enriquecimento sem causa", afirma.

"Note-se que o projeto pretende instituir a eficácia nacional da sentença coletiva. Logo, a condenação, inclusive quando relacionada a interesses individuais homogêneos, abrangerá em nível nacional todos os beneficiários. Não é preciso muito para perceber que as condenações pecuniárias, consideradas essas proporções, alcançarão cifras elevadíssimas, algumas vezes até bilionárias", destaca.

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025