Migalhas Quentes

Freiras de Cascavel/PR poderão usar hábito em foto de CNH

A peça de vestuário deverá cobrir apenas a parte de trás da cabeça, deixando livres as orelhas, e as religiosas deverão comprovar que fazem parte da Instituição que afirmam integrar.

21/5/2014

O Detran/PR deve permitir que todas as freiras católicas da região Cascavel/PR utilizem hábitos em foto para retirada e renovação de CNH. Decisão é da 3ª turma do TRF da 4ª região, que negou provimento a recurso da União.

A ação foi ajuizada pelo MPF para pleitear que as freiras pudessem utilizar a vestimenta religiosa nas fotos da carteira de habilitação. De acordo com o parquet, este impedimento afronta o direito fundamental à crença religiosa e "expõe indivíduos a situações constrangedoras, tendo em vista a importância da vestimenta para a formação da própria personalidade dos religiosos".

O juízo de 1ª instância considerou o pedido procedente e determinou que as religiosas tenham permissão para usar o hábito nas fotos da CNH. Ressaltou, no entanto, que a peça de vestuário deverá cobrir apenas a parte de trás da cabeça, deixando livres as orelhas, e que as religiosas deverão comprovar ao Detran/PR que fazem parte da Instituição que afirmam integrar.

A União e o Detran/PR apelaram contra a decisão no tribunal. Segundo o desembargador Fernando Quadros da Silva, relator, a CF garante a liberdade de crença, não podendo esta ser revogada por norma do Detran.

A respeito da resolução 192/06, legislação que prevê os requisitos para a fotografia na CNH, Silva observou: "a norma regulamentar tem como uma única finalidade garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do candidato ou condutor. Nesse caso, a utilização do hábito pelas religiosas não o impede".

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024