Migalhas Quentes

Magistrados brasileiros participam de curso na China

Palestras ministradas no encontro abordarão a visão geral do sistema de educação legal da China e a composição do sistema judiciário nacional.

8/7/2016

Uma delegação de 25 magistrados embarcou no último dia 29 rumo à China para participar do curso Sistema Judiciário da República Popular da China – A formação e o aperfeiçoamento do magistrado. O evento teve início no dia 4 e será encerrado em 15 de julho.

O curso é realizado em Pequim, na Escola Nacional da Magistratura Popular da China. Trata-se de uma das mais organizadas escolas judiciais do mundo. O vice-diretor da Enfam – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, ministro Herman Benjamin, faz parte da delegação. A supervisão do curso fica por conta da International Organization for Judicial Training (IOJT). O secretário-geral da Enfam, desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, membro da comissão executiva da IOJT, é um dos coordenadores do evento.

Programação

Logo no primeiro dia do encontro, os magistrados puderam contar com palestras sobre a visão geral do sistema de educação legal da China e a composição do sistema judiciário nacional. A programação seguiu abordando o sistema legal Civil e o sistema legal Penal do país, o funcionamento, currículo, disciplinas oficiais nos cursos de formação e aperfeiçoamento da Escola Nacional da Magistratura Popular da China e o sistema constitucional nacional e provincial, entre outros temas.

Também estão no roteiro discussões sobre o sistema de comércio internacional da China sob a supervisão WTO e a responsabilidade Civil e Penal dos gestores na administração pública.

Por fim, os participantes poderão desfrutar de visitas à Suprema Corte Popular da China, à Suprema Corte da Província de Pequim, ambas com o acompanhamento em sessão de julgamento, e ao Complexo da Escola Nacional da Magistratura Popular da China.

Sessão de abertura com o ministro Herman Benjamin, do STJ, vice-diretor da Enfam, representando a Escola, o ministro José Barroso Filho, do STM, e representantes da Escola e da Suprema Corte chinesa.

Recepção na Suprema Corte da China.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025