Migalhas Quentes

Resolução administrativa do CAM-CCBC consta em relatório internacional

Norma do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá trata de recomendações sobre custos e despesas de arbitragens.

28/4/2018

A resolução administrativa 18/16 do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá – CAM-CCBC consta no Relatório da Força-Tarefa ICCA-Queen Mary sobre Financiamentos de Terceiros, produzido em conjunto pelo Conselho Internacional de Arbitragem Comercial (International Council for Commercial Arbitration – ICCA) e a Universidade Queen Mary de Londres.

A produção do documento contou com a participação de diversos profissionais da arbitragem incluindo advogados, escritórios de advocacia, árbitros, além de centros de arbitragem, acadêmicos e diversas organizações financiadoras.

A resolução do CAM-CCBC, publicada em julho de 2016, trouxe recomendações para os casos em que há financiamento dos custos e despesas das arbitragens administradas pelo centro. Foi a primeira instituição a se pronunciar sobre o tema no Brasil.

O objetivo da resolução é orientar as partes e os árbitros sobre a importância de revelar a existência de financiamento de terceiros em arbitragens administradas pelo CAM-CCBC, esclarecendo o procedimento a ser adotado pelo centro nesta hipótese.

Segundo a resolução, considera financiamento de terceiro quando uma pessoa física ou jurídica, que não é parte no procedimento arbitral, provê recursos integrais ou parciais a uma das partes para possibilitar ou auxiliar o pagamento dos custos do procedimento arbitral, recebendo em contrapartida uma parcela ou porcentagem de eventuais benefícios auferidos com a sentença arbitral ou acordo.

__________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025