Migalhas Quentes

Pesquisa aponta que taxa de aderência ao Código Brasileiro de Governança é de 64,6%

Levantamento foi feito pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC e pela banca TozziniFreire Advogados.

13/12/2018

As companhias brasileiras adotam, em média, 64,6% das práticas previstas no Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas. É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC e pelo escritório TozziniFreire Advogados.

O levantamento foi feito a partir dos dados das 95 empresas obrigadas a entregar o Informe de Governança em 2018, conforme previsto pela Instrução 586 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A pesquisa aponta que o segmento de listagem não interfere na taxa de aderência ao Informe de Governança. A diferença entre o Novo Mercado, que tem a maior taxa de aderência, e o Nível 2, que possui a menor, é de apenas 2,5 pontos percentuais – 65,2% e 62,7%, respectivamente. Na amostra deste ano, tanto a empresa de melhor desempenho (95,9% de taxa de aderência) quanto a de pior desempenho (28,3%) estão listadas no Novo Mercado.

“O Informe de Governança permite que o mercado avalie se as práticas adotadas pelas companhias condizem com seu estágio de desenvolvimento e se as explicações fornecidas são suficientes. Estamos diante de um instrumento que nos coloca em linha com o que já praticado nos principais mercados internacionais, mas depende de acompanhamento, em especial de investidores, para atender seu propósito”, avalia Heloisa Bedicks, superintendente geral do IBGC.

Segundo Heloisa, mais importante do que a taxa de aderência foi o fato de todas as 95 companhias convocadas a entregar o informe terem cumprido a tarefa, assim como outras 13 voluntárias.

Outros destaques da pesquisa são:

A taxa de aderência é calculada a partir das respostas “sim”, “não” e “parcialmente” dadas para cada uma das 54 práticas que compõem o Informe de Governança. As respostas da categoria “não se aplica” foram desconsideradas. A pesquisa é baseada nos Informes entregues à Comissão de Valores Mobiliários – CVM e não contempla verificação ou auditoria sobre como as práticas são adotadas.

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025