Migalhas Quentes

Global Info tenta impedir suspensão de licitação sobre acesso à internet sem fio

X

1/9/2006


Um mês

 

Global Info tenta impedir suspensão de licitação sobre acesso à internet sem fio

 

O ministro João Otávio de Noronha, da Primeira Seção do STJ, deve apreciar o pedido da Associação dos Integrantes do Projeto Global Info que visa impedir o Ministério das Comunicações de suspender, por um mês, a licitação para outorga de autorização para direito de uso de freqüência para acesso à internet e outros serviços avançados de comunicação sem fio.

 

A licitação aberta pela Anatel para o uso de bloco de radiofreqüência nas faixas de 3,5 Ghz e 10,5 Ghz está em fase de entrega das propostas. A data da sessão de entrega das propostas é esta segunda-feira, 4/9, com previsão de abertura no dia 18/9.

 

Com o mandado de segurança, a empresa tem o objetivo de se resguardar de possível portaria do ministro Hélio Costa, das Comunicações, que, em comunicado à imprensa, informou que suspenderia a licitação já que ela não estaria atendendo à universalidade – a inclusão digital, o acesso a todos.

 

Segundo a Globo Info, o próprio Poder Executivo atribuiu à Anatel a característica de autarquia federal e agora quer, por meio do mesmo instrumento ou portaria, fazer com que se retire essa autonomia e independência no âmbito da administração pública. A seu ver, não há qualquer irregularidade que possa vir a ocasionar a suspensão da licitação, pois a Anatel é independente do Ministério das Comunicações e o Conselho Diretor tem competência para aprovar edital de licitação sobre autorizações de radiofreqüência desde que sigam o regimento interno.

 

A empresa quer que o STJ lhe conceda liminar impedindo o ato, pois se este prosseguir, acarretará irreparável prejuízo a ela e às demais empresas que já adquiriram o edital.

Processo relacionado: MS 12171 (clique aqui).

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025