Migalhas Quentes

Morre em SP o escritor João Carlos Marinho

Autor do clássico “O gênio do crime” graduou-se em Direito nas Arcadas na Turma de 1961.

18/3/2019

Faleceu neste domingo, 17, aos 83 anos, o escritor e advogado João Carlos Marinho, autor do clássico “O gênio do crime”. Marinho estava internado desde fevereiro no Hospital Sancta Maggiore, na Zona Leste de São Paulo. 

O corpo será velado a partir das 10h desta segunda-feira, 18, no cemitério do Araçá e o enterro será às 16h no cemitério da Consolação, ambos na capital paulista. 

Advogado autor

O escritor nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de setembro de 1935 e mudou-se, ainda criança, para Santos e, depois para São Paulo. Na juventude, morou em Lausanne, na Suíça, e retornou a São Paulo para cursar Direito.

Na capital, cursou Direito na Faculdade do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP) – Turma de 1961, e passou a advogar em Guarulhos, na Grande São Paulo, sendo titular do famoso escritório de advocacia trabalhista J. C. Marinho, até 1987. 

Enquanto atuava como advogado, publicou sua primeira obra, “O gênio do crime", em 1969. Este era o primeiro livro da coleção de aventuras que o autor criou para Gordo e sua turma. No famoso livro, o personagem principal e seu grupo de amigos ajudavam o dono de uma fábrica de figurinhas de futebol a encontrar um criminoso que falsificava as figurinhas mais raras. 

Além dos romances juvenis, Marinho também escreveu livros para o publico adulto, entre eles “O dueto dos gatos”. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

STF arquiva ação contra jogador denunciado por manipular partida de jogo

2/12/2025

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

PL Antifacção: Mais de mil promotores manifestam para manter Júri

2/12/2025

STJ recebe lançamento de coletânea em homenagem a Nelson Luiz Pinto

3/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025