Migalhas Quentes

Se não faz exames prévios, seguradora arca com riscos em contrato de seguro de vida

Empresa negou cobertura alegando que doença preexistente teria sido omitida no ato da contratação, mas TJ/SP manteve condenação ao pagamento das indenizações.

16/4/2019

A 12ª câmara de Direito Privado do TJ/SP negou recurso de uma seguradora contra sentença que a condenou a pagar as indenizações de seguro de vida aos beneficiários de três apólices contratadas pelo falecido. A empresa havia negado a cobertura alegando que doença preexistente teria sido omitida no ato da contratação.

De acordo com a decisão, a seguradora assumiu não ter não ter condicionado a celebração dos contratos à prévia realização, pelo segurado, de exame médico admissional. Portanto, ela assumiu o risco do desate do sinistro como configurado no caso, mostrando-se consequentemente contrária ao princípio da boa-fé objetiva a recusa no pagamento das indenizações. 

Segundo os autos, o segurado era portador de diabetes mellitus tipo 1 desde os 14 anos de idade e, quando da celebração dos contratos de seguro, não declarou a existência de tal doença. Entretanto, o juiz de 1º grau destacou não vislumbrar má-fé por parte do segurado nem justificativa razoável para a negativa da requerida. 

Em sua sentença ele destacou que o segurado faleceu aos 60 anos de idade após um infarto sem ter tido qualquer limitação para uma vida regular. "Dos 14 aos 60 anos de idade a diabetes não significou circunstância impeditiva de vida plena ao segurado ou complicações para a saúde, tanto que a certidão exarada pela Diretoria de Gerenciamento Funcional da Magistratura atesta que o falecido exerceu a magistratura no período de 6 de janeiro de 1984 a 5 de dezembro de 2015 sem qualquer afastamento para tratamento de saúde". 

Para ele, embora na certidão de óbito conste a diabetes mellitus como uma das causas da morte, a médica que assistia o segurado atestou que o falecido vinha em seguimento clínico constante e periódico, com controle dos níveis glicêmicos, e apresentou, até o óbito, níveis glicêmicos estáveis e ausência de complicações decorrentes de diabetes.

“Diante do quadro que se apresenta, tem-se que o segurado não omitiu da requerida sua real condição de saúde e agiu com boa-fé quando declarou que gozava de boa saúde, tendo observado o disposto no artigo 765 do CC ('O segurado e o segurador são obrigados a guardar na conclusão e na execução do contrato, a mais estrita boa-fé e veracidade, tanto a respeito do objeto como das circunstâncias e declarações a ele concernentes'), razão pela qual é inaplicável a cláusula 4.1. 'c' dos contratos.”

A seguradora apelou ao TJ/SP alegando ser correta a negativa de cobertura porque o segurado, “ao preencher as propostas de adesão aos seguros de vida prestamista objeto da presente lide, declarou-se em perfeitas condições de saúde, quando, em verdade, tinha plena ciência de doença preexistente”, faltando, segundo a empresa, com a boa-fé objetiva.

Relator do recurso, o desembargador Carlos Goldman destacou ser descabida a alegação de má-fé do falecido, “que não se presume e ficou longe de ter sido demonstrada no caso concreto”. Ele frisou que a apelante se descuidou ao não exigir dele prévio exame admissional, “correndo naturalmente à sua conta os riscos ínsitos a essa opção.”

O magistrado apontou ainda que, com o falecimento do segurado, a empresa dedicou extensa investigação respeitante às condições de saúde dele e poderia ter agido de igual modo ao contratar com o falecido. Pelo que se vê, a seguradora apelante fez sindicância administrativa para investigar possível doença preexistente, que teria sido omitida quando da contratação. Contudo, esse procedimento deveria ter sido feito quando avaliada a proposta, não podendo a seguradora, após o recebimento dos prêmios, eximir-se de sua obrigação, quando instada ao pagamento de indenização ante a ocorrência do sinistro coberto pela apólice.”

“De fato, não existe lei que obrigue a seguradora proceder a exames prévios, mas não o fazendo, assume eventuais riscos, aplicando-se aqui a máxima segundo a qual 'quem persegue o lucro, suporta o prejuízo'.”

Os advogados Abrahao Issa Neto e Daniel Branco Brillinger, do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados representaram o espólio do segurado no caso. 

Veja a íntegra da decisão.

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Família não receberá seguro de vida de falecido porque morte por doença não constava no contrato

19/7/2018
Migalhas Quentes

Seguradora deverá pagar R$ 100 mil após negar cobertura por diagnóstico de câncer em período de carência

25/5/2018
Migalhas Quentes

Indenizações de seguro de vida com cobertura adicional de invalidez não podem ser acumuladas

14/6/2015
Migalhas Quentes

Suicídio dentro do prazo de carência não dá direito a seguro de vida

15/4/2015
Migalhas Quentes

Empresa deve manter seguro de vida de trabalhador afastado por invalidez

4/7/2012

Notícias Mais Lidas

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

STF discute critérios para MP conduzir investigações criminais

25/4/2024

Ministro Zanin suspende desoneração da folha de empresas e municípios

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Os sete erros mais comuns ao planejar uma mudança de país

26/4/2024