Migalhas Quentes

Anvisa: Mercado de produtos para a saúde será monitorado

X

23/10/2006


RDC nº 185/06

 

Anvisa: Mercado de produtos para a saúde será monitorado

 

A Anvisa vai passar a monitorar o comportamento econômico de produtos para a saúde (tecnologias utilizadas na atenção à saúde, com exceção dos medicamentos). Foi publicada, no Diário Oficial do dia 13/10, a RDC nº 185/06 (clique aqui) que determina que as empresas apresentem, no ato de pedido ou revalidação de registro, um Relatório de Informações Econômicas sobre o produto.

 

A medida objetiva criar um banco de dados econômicos na área, mas não irá controlar os preços dos produtos. “Jogaremos uma luz sobre o setor. A partir disso, poderemos dar uma contribuição mais efetiva para a formulação e execução das políticas de saúde”, afirma o chefe no Núcleo de Assessoramento Econômico em Regulação da Anvisa, Pedro José Baptista Bernardo.

 

O relatório deverá conter as seguintes informações: preço praticado em outros países, número potencial de pacientes para quais se destina e preço que pretende praticar no mercado interno, com discriminação da carga tributária.

 

Também deverão constar no documento a proposta de comercialização, incluindo os gastos previstos com publicidade e propaganda e a relação dos produtos substitutos existentes no mercado, acompanhados de seus respectivos preços.

 

Inicialmente, serão priorizados os produtos de maior impacto para o Sistema Único de Saúde e para a saúde suplementar (operadoras de planos privados de assistência). Entre eles estão produtos usados em procedimentos cardiovasculares, ortopedia, análises clínicas, terapia renal substitutiva, oftalmologia, otorrinolaringologia e hemoterapia. A lista completa está na RE nº 3385/06 (clique aqui).

 

A resolução entra em vigor em 60 dias a partir da publicação da resolução no diário oficial. As informações devem ser prestadas em versão impressa e eletrônica, conforme orientações do Guia Elaboração do Relatório de Informações Econômicas, anexo na RDC.

 

Histórico

 

Para formular a resolução, o tema foi amplamente debatido pela Agência com os setores envolvidos. Em dezembro de 2005, o seminário “Produtos para a Saúde: Mercado e Regulação” contou com a participação de representantes de instituições do governo, do setor produtivo, da sociedade acadêmica e da sociedade civil, bem como prestadores e operadoras de planos de saúde.

 

Posteriormente, a proposta foi colocada sob consulta pública e recebeu contribuições dos diversos segmentos da sociedade civil sobre a forma como deveriam ser apresentadas as informações econômicas dos produtos para saúde.

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025