Migalhas Quentes

Câmara rejeita afastamento do deputado Federal Wilson Santiago

Parlamentar havia sido afastado em dezembro por decisão do ministro Celso de Mello, do STF.

6/2/2020

Nesta quarta-feira, 5, o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 233 votos contra e 177 a favor, o afastamento do deputado Federal Wilson Santiago. Com a decisão da Câmara, perde validade medida cautelar do ministro Celso de Mello, que havia determinado o afastamento do parlamentar em dezembro.

Wilson Santiago é um dos investigados na operação Pés de Barro, da Polícia Federal, cujo objetivo é desarticular organização criminosa dedicada à realização de pagamentos ilícitos e superfaturamentos de obras no sertão da Paraíba – Estado pelo qual o parlamentar foi eleito.

Em dezembro, Celso de Mello deferiu, no âmbito da operação, mandados de busca e apreensão que foram cumpridos pela PF no Congresso. Na ocasião, o ministro também afastou Santiago do cargo.

A decisão foi analisada nesta quarta-feira pela Câmara. Em seu parecer, o relator, deputado Federal Marcelo Ramos, se manifestou contra o afastamento. Ao todo, 233 deputados votaram a favor do parecer, rejeitando o afastamento, enquanto outros 170 votaram contra o parecer, mantendo o afastamento.

Para que fosse mantido o afastamento determinado pelo ministro Celso de Mello, eram necessários 257 votos a favor da decisão (contra o parecer do relator).

Em seu voto, o relator na Câmara, destacou que foi julgado na Casa apenas o afastamento de Santiago e, em razão dos fatos apurados e da denúncia oferecida pelo MP, recomendou a abertura de processo contra o parlamentar no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

PF faz busca no Congresso e STF afasta deputado Federal

21/12/2019

Notícias Mais Lidas

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025