Migalhas Quentes

Bolsonaro alfineta OAB e opina por eleição direta para presidência

"Talvez um dia, o presidente da OAB seja eleito pelo voto de todos os advogados, e não pelos chefes das seccionais", disse Bolsonaro.

14/2/2020

Durante uma visita de estudantes de Direito no Palácio da Alvorada, Bolsonaro sugeriu mudança na eleição da presidência da OAB: "Talvez um dia, o presidente da OAB seja eleito pelo voto de todos os advogados, e não pelos chefes das seccionais. A OAB sempre falou isso, por que para eles não têm? Tem que dar exemplo ".

A fala foi transmitida ao vivo pelo Facebook. Assista:

Atualmente a escolha é realizada de forma indireta: são os conselheiros Federais das seccionais que escolhem o nome que irá presidir a Ordem em âmbito Federal, sendo ao todo 81 votos.

Pleito em debate

A pauta sobre eleição direta para a presidência da Ordem já está em debate na Comissão Eleitoral da OAB. A comissão tem o respaldo do presidente Felipe Santa Cruz, que sempre foi favorável ao pleito direto, como forma de “evitar desequilíbrios e abuso do poder econômico”. A primeira reunião da comissão foi realizada no último dia 5.

Ao Migalhas, o presidente da Ordem afirmou:

A presidência do CFOAB ganhou uma dimensão enorme - fruto do trabalho de muitos - e seu permanente fortalecimento (garantindo sua força) deve ser nossa constante preocupação. Seguiremos a posição da maioria, democraticamente, mas o debate não pode esperar. 

Em 2018, uma pesquisa nacional do Ibope apontou que 84% dos advogados brasileiros são favoráveis à eleição direta para o Conselho Federal da OAB. A pesquisa foi realizada por solicitação da OAB/RJ. No lançamento de uma campanha na seccional pelas Diretas Já para o Conselho Federal, Santa Cruz defendeu a ideia de que o voto direto confere ao dirigente da Ordem “mais legitimidade e o apoio da classe para enfrentar grandes questões, tanto corporativas quanto institucionais”.

Bolsonaro e OAB

Não é de hoje que Bolsonaro critica mudanças na Ordem. Em 2018, o presidente deu uma declaração contrária ao exame de Ordem, dizendo que não se pode submeter os jovens bacharéis a serem “boys de luxo de escritórios de advocacia”.

Em outro episódio polêmico, em 2019, Bolsonaro disse que contaria ao atual presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, como seu pai havia falecido durante a ditadura.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Comissão que debaterá voto direto na OAB realiza primeira reunião

5/2/2020
Migalhas Quentes

Conselho Federal debaterá eleição direta na OAB

13/1/2020
Migalhas Quentes

PL prevê eleições diretas para diretoria da OAB Nacional

12/9/2019
Migalhas Quentes

Bolsonaro afirma que pai de Santa Cruz desapareceu pelas mãos do próprio movimento

29/7/2019
Migalhas Quentes

Bolsonaro diz saber como pai de presidente da OAB desapareceu na ditadura; entidades reagem

29/7/2019
Migalhas Quentes

Bolsonaro encabeça luta contra exame de Ordem há mais de 10 anos

26/11/2018
Migalhas Quentes

PL institui voto direto na eleição de presidente da OAB

7/2/2012

Notícias Mais Lidas

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

STF arquiva ação contra jogador denunciado por manipular partida de jogo

2/12/2025

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025