Migalhas Quentes

Movimento de renovação da lei das cotas raciais recebe apoio do IAB

O objetivo é conseguir um milhão de assinaturas em abaixo-assinado a ser enviado ao Senado e à Câmara dos Deputados.

7/10/2021

“A força da mais antiga entidade jurídica das Américas estará ao lado da Universidade Zumbi dos Palmares nessa batalha pela renovação das cotas na educação e nos concursos públicos.” A afirmação foi feita pelo presidente da Comissão de Igualdade Racial do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, Humberto Adami, ao representar a entidade na última terça-feira, 5/10, no lançamento da campanha nacional pela renovação das leis de cotas nas universidades e nos concursos públicos federais.

Dirigida pelo reitor José Vicente, a universidade lidera o Movimento Cotas Sim!, apoiado por mais de 60 empresas e entidades, entre as quais a OAB/SP.   

(Imagem: Humberto Adami / IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros)

O objetivo é conseguir um milhão de assinaturas em abaixo-assinado a ser enviado ao Senado e à Câmara dos Deputados. A validade da lei 12.711/12, que prevê 30% das vagas para negros, indígenas e estudantes de escola pública com renda familiar de até R$ 1.650 nas universidades federais, terminará em agosto de 2022. Em junho de 2024, perderá a validade a lei 12.990/14, que garante a cota de 20% para negros nos concursos públicos da Administração Federal.  

Humberto Adami destacou a aprovação por aclamação pelo plenário do Instituto, no dia 9 de setembro de 2020, do parecer da Comissão de Igualdade Racial, estabelecendo os aspectos jurídicos que amparam a reparação da escravidão.

“A aprovação do documento histórico é a confirmação do envolvimento da comissão, do IAB e da advocacia com os temas de interesse da população preta e parda do Brasil”.

Ao abrir o evento, o reitor José Vicente disse que o movimento “não aceitará qualquer outra solução que não seja a renovação das cotas”. Também participaram do lançamento da campanha os presidentes da OAB/SP, Caio Augusto Silva Santos, e da Associação Nacional da Advocacia Negra, Estevão Silva; a secretária municipal da Justiça de SP, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, e a presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, Rozana Barroso.  

_______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025