Migalhas Quentes

Moraes substitui prisão de Daniel Silveira por medidas cautelares

Em março, Alexandre de Moraes já havia relaxado a prisão de Daniel Silveira; no entanto, por conta de inúmeros descumprimentos das cautelares por Silveira, o deputado voltou para a prisão.

8/11/2021

Na tarde desta segunda-feira, 8, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a substituição da prisão de Daniel Silveira por medidas cautelares, dentre elas:

Moraes substitui prisão de Daniel Silveira por medidas cautelares.(Imagem: Maryanna Oliveira | Câmara dos Deputados | Flickr STF | Print)

O caminho de Daniel até as cautelares

Em fevereiro deste ano, Daniel Silveira foi preso em flagrante delito por crime inafiançável após ter divulgado um vídeo no qual aparece ameaçando e ofendendo os ministros do Supremo. Tal prisão foi referendada pelo pleno da Corte.

 

Em março, o ministro Alexandre de Moraes substituiu a prisão por medidas cautelares, incluído o monitoramento eletrônico. Acontece que Daniel Silveira descumpriu, por inúmeras vezes, a determinação da tornozeleira eletrônica e, como consequência, teve a prisão restabelecida por ordem do ministro Moraes, em junho.

Daniel Silveira interpôs diversos pedidos a fim de relaxar a prisão. Migalhas publicou reportagem relatando que o parlamentar impetrou diversos HCs no STF, instrumento vedado pelo AI-5 (da ditadura) e ovacionado por Silveira em diversas oportunidades.

“Fatos gravíssimos”

Inicialmente, Alexandre de Moraes registrou que os atos imputados a Daniel Silveira são “gravíssimos”, porque atingiram a honorabilidade e constituíram ameaça ilegal à segurança dos ministros do STF.

No entanto, o ministro esclareceu que o panorama processual que justificou a prisão do parlamentar, “não mais subsiste”. Moraes registrou que a instrução criminal foi devidamente encerrada (com a apresentação de alegações finais pelo MP e pela defesa); “sendo, portanto, possível a substituição da prisão por medidas cautelares diversas”, concluiu.

Após substituir a prisão de Daniel pelas cautelares, o ministro Moraes destacou que o descumprimento injustificado de quaisquer das medidas ensejará, “natural e imediatamente, o restabelecimento da ordem de prisão”.

Leia a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Daniel Silveira já pediu volta do AI-5, mas hoje impetra 45 HCs no STF

15/10/2021
Migalhas Quentes

Moraes restabelece prisão de Daniel Silveira após 30 violações

24/6/2021
Migalhas Quentes

Conheça Daniel Silveira, o polêmico deputado preso por ataques ao STF

17/2/2021
Migalhas Quentes

Alexandre de Moraes manda prender deputado Federal Daniel Silveira

16/2/2021

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Minuto Migalhas tem calçada da fama, ladrão de pato e tempo de vida

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Procrastinação: O inimigo invisível da advocacia

26/4/2024

O cargo comissionado de assessoramento jurídico municipal frente à nova decisão do STF: ADIn 6.331

26/4/2024

A natureza do pronunciamento judicial e a formação de título executivo parcial na ação monitória

26/4/2024

Aumento do lucro através da importação: Táticas essenciais para empresários superarem a baixa performance e alcançarem o sucesso financeiro

26/4/2024

Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

26/4/2024