Migalhas Quentes

Aras questiona no STF “salário-esposa” a servidores de São Vicente/SP

Para o procurador-Geral da República, a concessão da vantagem ofende diversos princípios da Constituição Federal.

25/6/2022

O procurador-Geral da República, Augusto Aras, ajuizou a ADPF 985, no STF, contra dispositivos de lei do Município de São Vicente/SP que instituíram “salário-esposa”, pago a servidores casados ou unidos a suas companheiras há, pelo menos, cinco anos, desde que ela não exerça atividade remunerada.

Na avaliação de Aras, a concessão de vantagem pecuniária aos servidores homens em razão tão somente de seu estado civil estabelece uma discriminação ilegítima em relação aos demais servidores públicos. A seu ver, a vantagem representa um ônus excessivo para a administração municipal, paga sem que exista justificativa ou contrapartida razoável dos beneficiários.

O procurador-Geral da República alega que os dispositivos contrariam os princípios republicano, da igualdade, da moralidade, da razoabilidade e da vedação de diferenciação salarial em razão do estado civil do trabalhador, todos previstos na Constituição Federal.

Aras questiona salário-esposa concedido a servidores de São Vicente/SP.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

A ação foi distribuída ao ministro Nunes Marques.

Informações: STF.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Aras bate-boca e vai para cima de colega em sessão do MPF

24/5/2022
Migalhas Quentes

É falso que ministros do STF recebem R$ 90 mil de auxílio-alimentação

20/4/2021
Migalhas Quentes

Governo sanciona lei com auxílio a Estados e municípios e veta reajuste de servidores

28/5/2020

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025