Migalhas Quentes

Ministro André Mendonça será presidente da 2ª turma do STF

O ministro assumirá o cargo em agosto, após o recesso do Judiciário.

28/6/2022

Nesta terça-feira, 28, o ministro André Mendonça foi eleito presidente da 2ª turma do STF e conduzirá os trabalhos do colegiado por um ano. S. Exa. é o ministro mais recente da Corte, empossado em dezembro de 2021.

Mendonça assume o cargo em agosto, após as férias coletivas dos ministros, no lugar deixado pelo ministro Nunes Marques, que apresentou relatório de sua gestão à frente do colegiado.

Ministro André Mendonça é eleito presidente da 2ª turma do STF.(Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Nas 20 sessões ordinárias ocorridas no período, o colegiado julgou 53 processos - na avaliação do ministro, número considerável, no contexto das deliberações em ambiente presencial. No ambiente virtual, foram julgados 3.859 processos, incluídos 1.533 RE e agravos e 853 reclamações.

No campo criminal, foram analisados 1.294 HC e recursos ordinários em HC, que resultaram no deferimento de 137 ordens acerca das mais variadas questões. Para o ministro, a tônica, em todos esses casos, é sempre a de assegurar a observância irrestrita dos direitos e garantias fundamentais, bem como das cláusulas pétreas da CF/88.

“O êxito alcançado é resultado do esforço coletivo na entrega aperfeiçoada da jurisdição. A atuação de todos, além de enobrecer os debates surgidos, engrandece o colegiado no desempenho da missão da Corte como guarda da Constituição”, disse.

Os ministros Ricardo Lewandowski e Edson Fachin cumprimentaram Nunes Marques pela coordenação do colegiado no último ano e desejaram uma gestão profícua ao novo presidente.

Informações: STF.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

"Será avaliada", diz André Mendonça de possível suspeição no caso MEC

28/6/2022
Migalhas Quentes

Fraude no MEC: Cármen cita gravidade do caso e manda PGR se manifestar

28/6/2022
Migalhas Quentes

André Mendonça nega invasão em decisão sobre alíquotas do ICMS

28/6/2022

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025