Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Odisseia do Direito Quântico: o desvendar quântico da Lex Animata"

A capa do livro, ilustrada por Eduardo Kobra, reflete, nas palavras do próprio artista, as três dimensões dos direitos humanos: a liberdade, a igualdade e a fraternidade.

13/12/2023

A obra "Odisseia do Direito Quântico: o desvendar quântico da Lex Animata", de autoria de Ricardo Sayeg (HSLAW), Willis Santiago Guerra Filho e Wagner Balera, busca estabelecer uma ponte entre a lei, a condição humana e a realidade, em uma época de revolução 5.0, na qual a Inteligência Artificial invade todas as áreas com a proposta mecanizada de eficiência e da alta produtividade. 

(Imagem: Divulgação)

Os autores defendem que as normas jurídicas devem ser seguidas, mas sempre considerando a realidade e a condição do ser humano. O desafio de integrar as perspectivas do direito positivo, dos direitos humanos e do denominado "direito realidade" se fazem ainda maiores na era da tecnologia e da aplicação ilimitada do algoritmo. O conceito é inédito e visto como algo inovador no cenário mundial.

Para Ricardo Sayeg, líder do projeto do livro e do grupo de estudos de Direito Quântico da PUC-SP, essa teoria transporta o direito à consciência quântica, já aplicada em diversas outras áreas do conhecimento. Essa nova perspectiva integra conceitos da física quântica para entender e aplicar os princípios jurídicos de forma mais integrada e holística, à luz da ciência moderna.

"A conclusão é a proposta de uma fórmula de direito que se sobrepõe à ideia de perfeccionismo dos algoritmos, um direito mais humanizado. O direito quântico é uma singularidade entre a norma (a lei), a humanização e a realidade. Não renuncia a nenhuma dessas premissas. No meio acadêmico, não existia nenhuma perspectiva nesse sentido até então", destaca Sayeg.

A capa do livro, ilustrada por Eduardo Kobra - artista brasileiro reconhecido mundialmente por seus murais e uma das presenças confirmadas para o lançamento -, reflete, nas palavras do próprio artista, as três dimensões dos direitos humanos: a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Para o artista, o livro defende essas premissas de forma clara, trazendo a mensagem de direitos humanos e de dignidade regendo a singularidade quântica do próprio direito.

Sobre os autores

Ricardo Sayeg é professor livre-docente em Direito Econômico pela PUC-SP. Sócio do escritório HSLAW.

Willis Santiago Guerra Filho é professor titular do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da UNIRIO e livre-docente em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Wagner Balera é professor titular de Direitos Humanos, coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e livre-docente em Direito Previdenciário pela da PUC-SP, são renomados especialistas em suas respectivas áreas, combinando décadas de experiência em direito e pesquisa acadêmica. Eles trazem uma perspectiva única e inovadora para o campo do direito, desafiando convenções e propondo novas maneiras de pensar sobre questões jurídicas.

-----

Ganhador:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025

Qual é o melhor caminho para quem está fora de status nos EUA neste momento?

2/12/2025

Tema 1.290/STF: Consequências jurídicas e financeiras para o crédito rural

2/12/2025

Regularizou seu imóvel pela anistia em SP? Cuidado!

2/12/2025

Da “bomba bandeira branca” à decisão sem cor. Da validade à eficácia da cláusula de exclusividade. Qual o limite do Poder Judiciário?

2/12/2025