Migalhas Quentes

"Fake news nunca serão um tema superado", afirma ministro do TSE

Para Floriano de Azevedo Marques Neto, o desenvolvimento contínuo da tecnologia também provoca distorções recorrentes em seu uso.

27/6/2024

A inteligência artificial, tema frequentemente debatido nos últimos anos, ganhou proeminência especial este ano devido às eleições municipais no Brasil. Segundo o ministro do TSE, Floriano de Azevedo Marques Neto, embora a IA seja empregada há anos nos processos eleitorais, as constantes inovações na ferramenta podem comprometer o discernimento crítico dos eleitores.

"[Nós já temos há algum tempo] o impulsionamento de conteúdo ou impulsionamento de pesquisas numa plataforma de busca, [ou seja], tem IA, isso dentro de certos padrões é admitido. O que nós estamos fazendo é cada vez enfrentar a evolução da IA para evitar que ela seja usada para distorcer a formação da vontade do eleitor."

Veja a entrevista:

Com esse propósito, o TSE aprovou, em fevereiro, 12 resoluções voltadas para as eleições municipais de 2024. Entre elas, uma regula o uso da inteligência artificial com o objetivo de prevenir a criação de montagens de imagens e vozes que possam ser usadas para fabricar declarações falsas de candidatos e autoridades.

402507

Apesar dos esforços, o ministro ponderou que a Justiça Eleitoral nunca conseguirá estar completamente à frente das fake news, devido às inovações tecnológicas constantes.

"A gente tem que ter, na Justiça Eleitoral, uma humildade de saber que a Justiça sempre vai estar correndo atrás daquilo que a tecnologia nos traz de inovação. [...] As fake news nunca serão um tema superado [...] Nós estamos trabalhando com a sofisticação cada vez maior do ilusionismo das fake news."

Outro desafio enfrentado pela Justiça Eleitoral é o aumento na capacidade de produção e disseminação de conteúdo distorcido.

"Essa é uma eleição municipal. São 5570 municípios e, na maior parte deles, tem acesso à internet. E em cada um podem ocorrer eventos de aplicação de fake news. Então, a gente está tentando lidar com a mudança qualitativa, entre aspas, dessa possível fake news com IA e de outro lado, com a realidade de uma eleição municipal num país como o Brasil."

Veja a entrevista:

O evento

O XII Fórum de Lisboa, realizado de 26 a 28 de junho, abordará o tema "Avanços e Recuos da Globalização e as Novas Fronteiras: Transformações Jurídicas, Políticas, Econômicas, Socioambientais e Digitais". O evento reúne autoridades e especialistas de diversas áreas para analisar as mudanças e os desafios contemporâneos que impactam o cenário global.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Advogada analisa impactos de lei europeia que regulamenta inteligência artificial

20/3/2024
Migalhas Quentes

TSE regulamenta inteligência artificial nas eleições e proíbe deepfake

28/2/2024
Migalhas Quentes

A regulação é inevitável, diz ministro Barroso sobre PL das fake news

2/5/2023

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025