Migalhas Quentes

Para advogado, reforma tributária deve impactar Zona Franca de Manaus

Nelson Wilians destacou que a manutenção do IPI nas empresas da região gera incertezas ao impacto econômico na área.

16/7/2024

A proposta de regularização da reforma tributária ainda gera incertezas para os contribuintes, especialmente aos que estão sediados na ZFM - Zona Franca de Manaus, na qual a manutenção dos benefícios fiscais é fundamental para a subsistência da região.  De acordo com o advogado Nelson Wilians, presidente do escritório Nelson Wilians Advogados, a forma como o Projeto de Lei Complementar de regulamentação da reforma tributária foi conduzida sugere um cenário favorável, mas com pontos que merecem atenção.

411015

O advogado destacou um ponto crucial da PLP: a manutenção do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados exclusivamente para empresas estabelecidas na ZFM.

A regra geral é incorporá-lo à CBS - Contribuição de Bens e Serviços, porém, para assegurar a manutenção dos benefícios locais, a possibilidade de criação da CIDE - Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico para produtos fabricados na ZFM foi sugerida e posteriormente rejeitada. Devido à urgência na aprovação da reforma tributária, optou-se por manter o IPI para empresas na região sem definições claras sobre sua aplicação prática. Isso gera incertezas significativas quanto ao impacto econômico dos incentivos fiscais para a manutenção do modelo da Zona Franca de Manaus”, detalhou.

Especialista alerta para o impacto da reforma tributária na Zona Franca de Manaus.(Imagem: Freepik)

Segundo o advogado, a abordagem focada na região é um grande diferencial do escritório. “A Zona Franca de Manaus é o segundo maior polo industrial da América Latina e requer atenção especial devido à sua tributação diferenciada. Com a reforma tributária em andamento, o escritório Nelson Wilians estuda e atua diretamente na manutenção e proteção dos benefícios fiscais da região, sempre visando o crescimento e o desenvolvimento local”, ressaltou, durante visita à filial do escritório em Manaus.

Por conta disso, Nelson Wilians fez questão de ressaltar a importância da ZFM. “Com uma receita bilionária e um crescimento de 1,64% em relação ao ano anterior, a região continua atraindo diversas indústrias e empresas varejistas. Isso se deve aos variados incentivos fiscais oferecidos pelos governos Federal, Estadual e Municipal por meio da Suframa - Superintendência da Zona Franca de Manaus. Além disso, o modelo está sustentado tanto pela EC 132/23 quanto pela LC 68/24, o que fortalece ainda mais sua viabilidade e importância econômica desse modelo”, finalizou.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF valida fim da isenção ao petróleo na Zona Franca de Manaus

11/3/2024
Migalhas de Peso

Impactos da reforma tributária no IPVA: novas incidências e alíquotas diferenciadas

29/1/2024
Migalhas Quentes

Confira na íntegra o texto da reforma tributária

20/12/2023
Migalhas Quentes

Câmara aprova reforma tributária em 2º turno

15/12/2023
Migalhas de Peso

Redução do IPI: um sinal da reforma tributária e os reflexos para a Zona Franca de Manaus

8/3/2022

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025