Migalhas Quentes

Advogado cita subordinação algorítmica e Dino reage: "É muito grave"

Ministro pediu que partes levem mais dados a respeito do tema. STF julga (in)existência de vínculo de emprego entre motoristas e aplicativos.

2/10/2025

No STF, durante as sustentações orais no julgamento sobre o vínculo entre motoristas e plataformas digitais, o advogado Antônio Escosteguy Castro, representante do Simtrapli/RS - Sindicato dos Motoristas de Transporte Privado Individual de Passageiros por Aplicativos do RS, afirmou que a alegada autonomia dos trabalhadores não se concretiza na prática, transformando-se em verdadeira "subordinação algorítmica".

441400

Segundo Castro, motoristas que cancelam corridas com frequência podem ser suspensos ou expulsos da plataforma.

Além disso, aqueles que trabalham menos horas em um dia sofrem penalidades indiretas no seguinte: o algoritmo deixa de oferecer corridas mais vantajosas, como viagens para aeroportos, priorizando motoristas que dedicaram mais tempo de serviço.

Para ele, esse mecanismo demonstra que, apesar do discurso de liberdade, há efetivo controle e imposição de sanções digitais sobre os trabalhadores.

A fala levou o ministro Flávio Dino a intervir, pedindo atenção especial ao tema.

"O que ele falou é muito grave. Tem um peso gigantesco à luz da moldura fática aqui apresentada", observou.

Veja o momento:

O ministro solicitou às partes e aos amici curiae que apresentem reflexões mais aprofundadas sobre o tema da "transparência algorítmica", questionando se de fato existe clareza nesses mecanismos de gestão e qual seria a extensão do poder sancionatório exercido pelos aplicativos.

Dino frisou que, enquanto contratos civis e comerciais se baseiam na igualdade entre as partes, a subordinação algorítmica pode gerar desequilíbrio estrutural na relação.

Por isso, pediu a apresentação de memoriais complementares especificamente sobre o tema, a fim de auxiliar na formação de sua convicção para o julgamento.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF conclui sustentações em discussão de vínculo de motoristas de apps

2/10/2025
Migalhas Quentes

STF julga vínculo de emprego entre motoristas e aplicativos

1/10/2025
Migalhas Quentes

PGR se manifesta no STF contra vínculo de emprego entre motoristas e apps

30/9/2025

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025