Durante sessão da 3ª turma do STJ, ministros e representantes do Ministério Público prestaram homenagem aos 95 anos da Ordem dos Advogados do Brasil. As manifestações ressaltaram a importância institucional da OAB para o sistema de Justiça e para a preservação da democracia.
O presidente da turma, ministro Humberto Martins, abriu a homenagem destacando a relevância histórica da entidade. Segundo ele, a OAB representa “todos os advogados e advogadas da cidadania” e atua de forma intransigente na defesa da classe, do Estado Democrático de Direito e da soberania nacional. Martins anunciou ainda que encaminhará ao presidente da OAB, Beto Simonetti, o voto unânime de congratulações da turma.
Na sequência, a ministra Nancy Andrighi também registrou seu reconhecimento. Ela afirmou que a OAB integra de forma indissociável o sistema de Justiça, ressaltando que a atuação da advocacia é indispensável para que o Poder Judiciário possa cumprir sua missão: “somente com a participação dos advogados podemos tentar fazer Justiça”.
Por fim, ministra Daniela Teixeira reforçou a homenagem e destacou a dimensão e capilaridade da instituição, que reúne mais de 1,3 milhão de profissionais e está presente em todos os municípios do país. Ela enfatizou o trabalho voluntário das comissões da Ordem, reconhecendo sua contribuição essencial para a justiça e para a cidadania.
Veja: