Migalhas Quentes

Mattos Filho assessorou aquisição e reestruturação da Serena Energia

Acordos entre fundos e acionistas viabilizaram a aquisição da Serena Energia e a reorganização de sua estrutura societária.

26/11/2025

O Mattos Filho assessorou a Actis em todos os aspectos da transação envolvendo a Serena Energia S.A.  ("Companhia"), liderando os trabalhos de M&A, a oferta pública de aquisição com o objetivo de conversão de registro da "categoria A" para a "categoria B" e a exclusão da Serena Energia do novo mercado, além de garantir o compromisso dos Fundos Tarpon de vender na oferta.

Além de preparar a documentação usual de M&A, incluindo contrato de investimento, acordo de acionistas, escritura e materiais da oferta pública, o escritório projetou a estrutura de transação, coordenou os registros de antitruste em múltiplas jurisdições, auxiliou a empresa na obtenção do consentimento dos credores para a mudança de controle (incluindo debêntures diversas, BNDES e BNB) e apoiou a negociação de um direito de preferência exercido por um dos sócios em um ativo hidrelétrico. A Actis também foi assistida na transação de hedge contingente.

A operação contou com a participação da Alpha Brazil FIP (um fundo gerido pela Actis), que adquiriu uma participação controladora na Serena Energia, juntamente com o NY FIP (fundo gerido pelo GIC), por meio de uma oferta pública de aquisição das ações da Companhia.

Certos veículos detidos pelo fundador (os "veículos Lambda") permaneceram como acionistas minoritários e também lançaram uma oferta pública de aquisição com o mesmo objetivo de conversão de registro e exclusão do Novo Mercado.

O Mattos Filho atuou em todos os aspectos da transação, incluindo M&A, oferta pública e reorganização societária da companhia.(Imagem: Freepik)

A transação envolveu ainda a negociação de um compromisso de venda privada com os fundos Tarpon, que na época eram acionistas controladores conjuntos com os veículos Lambda. A oferta foi lançada por um veículo controlado pelos veículos Lambda e financiada pela Alpha Brazil FIP e pelo NY FIP.

Após a liquidação financeira da oferta, a debênture emitida pelo veículo ofertante foi convertida, transferindo o controle da Serena Energia para a Alpha Brazil FIP.

Na mesma data, entrou em vigor um novo acordo entre acionistas envolvendo Alpha Brazil FIP, NY FIP e os veículos Lambda.

Como menos de 5% das ações permaneceram em circulação, a Companhia procederá com o resgate obrigatório dos acionistas remanescentes, de acordo com a legislação aplicável.

Atuaram na assessoria jurídica os sócios Pedro Whitaker de Souza DiasSabrina NaritomiJean ArakawaHenrique AntunesJoana Pimentel GomesRenata Zuccolo GiannellaBruno Mastriani Simões TucaFlavio MifanoFabiano Luz de Brito e dos advogados Rosane Marques Rosado CarmonaGabriela PereiraGabriela RabeloRaul de FreitasStephanie Fugita.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025