Migalhas Quentes

Governo escolhe Chico Lucas para chefiar secretaria de Segurança do MJ

Piauiense assumirá lugar de Mário Sarrubbo. Indicação atende o Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública.

22/1/2026
Publicidade
Expandir publicidade

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César, confirmou nesta quarta-feira, 21, a escolha de Chico Lucas para comandar a Senasp - Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão responsável por formular políticas públicas e diretrizes para a segurança no país. O piauiense assumirá o posto ocupado por Mário Sarrubbo, que já havia sinalizado que não permaneceria na pasta após a saída do então ministro Ricardo Lewandowski, no início do mês.

A definição atende a um pleito do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, que chegou a tentar emplacar Chico Lucas para chefiar o próprio ministério da Justiça. Com a nomeação para a Senasp, a escolha do governo é vista como uma sinalização de diálogo com os Estados e de reforço à coordenação federativa na área.

Chico Lucas é escolhido para secretaria de Segurança do ministério da Justiça.(Imagem: Reprodução/Instagram)

Nos bastidores, integrantes do setor avaliam que o perfil do novo secretário pode funcionar como “meio-termo” entre uma linha considerada mais abolicionista, associada a setores da esquerda, e uma postura mais punitivista, normalmente defendida pela direita. Chico Lucas costuma repetir que “no Piauí, não há medo de prender”.

A passagem do novo secretário pela Segurança Pública do Piauí é apontada como bem avaliada. Em 2025, o Estado registrou os menores índices de mortes violentas em 10 anos, resultado frequentemente citado como indicador de efetividade da gestão.

Com a troca, Chico Lucas terá pela frente desafios centrais do setor, como a integração e coordenação entre as diferentes esferas de governo – especialmente na articulação entre políticas federais e ações estaduais de prevenção e enfrentamento ao crime.

O ministro Wellington César, segundo interlocutores, pretende concluir ainda nesta semana o desenho final da equipe que conduzirá o ministério.

Quem é Chico Lucas

Francisco Lucas Costa Veloso, conhecido como Chico Lucas, é formado em Direito pela UFPI - Universidade Federal do Piauí. Atuou como policial rodoviário federal e como procurador do Estado do Piauí.

Entre 2016 e 2018, presidiu a OAB/PI. Na sequência, foi diretor-Geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), entre 2019 e 2022.

Filiado ao PT, coordenou a campanha que elegeu Rafael Fonteles em 2022 e foi escolhido pelo governador para ocupar a Secretaria de Segurança Pública do Estado em 2023.

Manifestação

Após a confirmação do nome, Chico Lucas se manifestou nas redes sociais. Disse que aceitou o convite com “senso de dever e espírito de cooperação”, agradeceu ao ministro Wellington César e ao presidente Lula, e citou o compromisso de ampliar a cooperação federativa com os secretários estaduais da área.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Chico Lucas (@chicolucas_)

“É com senso de dever e espírito de cooperação que aceito o convite feito pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César, de chefiar a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Agradeço a confiança depositada pelo Presidente Lula e pelo Ministro Wellington César.

Estendo os meus agradecimentos aos Secretários membros do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública, comprometendo-me em fortalecer ainda mais a cooperação federativa.

Ao Governador Rafael Fonteles, pelo apoio que tornaram possíveis os avanços que conquistamos no Piauí.

Aos piauienses, pela generosidade de acreditar no trabalho desenvolvido coletivamente por milhares de homens e mulheres das Forças de Segurança que arriscam a vida na construção de uma sociedade mais pacífica.”

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos