Migalhas Quentes

Resultado do Sorteio de obra "A Exigibilidade dos Direitos Fundamentais Sociais no Estado Democrático de Direito"

14/9/2007


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de realizar o sorteio da obra "A Exigibilidade dos Direitos Fundamentais Sociais no Estado Democrático de Direito" (Sergio Antonio Fabris Editor - 279 p.) escrita e gentilmente oferecida por Arno Arnoldo Keller.


Sobre a obra:

A questão nuclear do presente trabalho é examinar os desafios enfrentados pelo estado nas últimas décadas do século XX e no início do século XXI, no que diz respeito ao cumprimento das normas constitucionais que asseguram direitos sociais aos cidadãos. O exame da questão poderia ser feito a partir do Estado moderno, entretanto, entende-se oportuno dar a conhecer ao leitor, em especial ao estudante de Direito alguns aspectos da origem da cidadania, trazendo concepções do homem e do mundo da Grécia e de Roma, a expansão romana durante vários séculos antes de Cristo.

Na primeira parte do trabalho examinam-se alguns aspectos históricos gerais da cidadania, para em momento seguinte discorrer sobre a evolução da cidadania no Brasil, com uma retrospectiva desde a Constituição Imperial até a vigente. O exercício da cidadania vinculado com o constitucionalismo no Brasil, que na sua trajetória política viveu períodos de democracia intercalados com períodos ditatoriais, quando os direitos de cidadania praticamente inexistiam.

Discorre-se no desenvolvimento do trabalho sobre aspectos teóricos da conceituação de sociedade civil, em consulta a diversos autores, para demonstrar o papel que a sociedade civil, em consulta a diversos autores, para demonstrar o papel que a sociedade tem a desenvolver junto ao Estado em prol do cidadão. Os fatos que marcaram as últimas décadas do século XX e o limiar do século XXI, ligados ao poder econômico, que ocorrem com rapidez incrível e, ao ponte de interferir e controlar os governos dos Estados nacionais e organismos internacionais poderão ser freados com atos organizados pela sociedade civil.

Os direitos fundamentais-sociais, como sendo a questão central do estudo foram destacados considerando a positivação dos mesmos na Constituição e, em razão da posição que ocupavam no contexto. A conclusão a que se chegou é a de que não se constituem em meras "normas programáticas" ou "normas compromissárias", como mero compromisso político a ser implementado quando os recursos orçamentários assim o permitirem, mas, em normas impositivas, que devem ser cumpridas como os demais direitos fundamentais elencados.

Finalmente exalta-se a necessidade da maior participação da sociedade civil na elaboração das políticas públicas e na fiscalização da aplicação dos recursos estatais para evitar o desvio de verbas e a corrupção.

Sobre o autor:

Arno Arnoldo Keller, advogado e professsor. Mestre pela Faculdade Federal de Santa Catarina e Doutor pela Universidade Federal do Paraná, pesquisador do Núcleo de Pesquisas Jurídicas Teixeira de Freitas da Universidade de Passo Fundo.

______________

 Resultado :

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024